O GAECO do MPSE, com o apoio operacional do COE - Comando de Operações Especiais da PM/SE, deflagrou na manhã de hoje a OPERAÇÃO HÍGIA. Promotores de Justiça, Servidores do MPSE e Policiais Miliatres do COE cumpriram mandados de busca e apreensão na residência de ex-secretário e empresário ligado à empresa Construnews, em Aracaju e no Município de Aquidabã, em razão de suspeitas de fraudes em licitação, das quais podem ter resultado prejuízos aos cofres públicos de aproximadamente R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
 As buscas foram realizadas nas residências de dois ex-Secretários Municipais de Aquidabã e na  residência do proprietário da empresa Construnews. Além disso, foi decretada a indisponibilidade dos bens de seis pessoas investigadas, dentre elas o ex-Prefeito, ex-Secretários Municipais e o ex-procurador do município de Aquidabã.
 A Operação Hígia também é decorrência da Operação Antidesmonte, deflagrada pelo MPSE e pelo TCE/SE no final de 2016. Investigações realizadas no âmbito da Antidesmonte revelaram manobras de alguns dos investigados, atualmente réus em processo criminal já ajuizado na Comarca de Aquidabã, para burlar a ordem de pagamento dos credores do município, bem como para dificultar a fiscalização do período de transição de governo, após das eleições de 2016, pelas equipes de inspeção do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
 O nome da operação, HÍGIA (figura da mitologia grega ligada a saúde, limpeza e sanidade), deve-se ao tipo de serviço contratado de forma fraudulenta, coleta de lixo e limpeza urbana. Apurou-se em sede investigativa que, apesar de ter sido paga a vultosa quantia de aproximadamente três milhões de reais à empresa Construnews, os serviços contratados também eram executados por servidores públicos municipais e com veículos da própria prefeitura.

Fonte: Ascom/MPE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano