Na tarde desta terça-feira, 09, a Secretaria de Segurança Pública através do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou a remoção aeromédica de um paciente oriundo do Hospital Regional de Lagarto (HRL) “Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro” para Aracaju, capital do Estado.

A solicitação partiu da Central de Regulação de Urgências que informou que tratava-se de um paciente de 40 anos, apresentando possível infarto agudo do miocárdio e choque hipovolêmico, posteriormente diagnosticado como dissecção de artéria, o que confirmou o quadro extremamente grave.

“Este é um paciente com quadro muito grave. Não há dúvidas que a somação de esforços entre o GTA e o Samu, aliado a remoção em um curto espaço de tempo, foi imprescindível para garantir que o paciente chegasse com vida até o hospital e pudesse passar por procedimentos de emergência no centro cirúrgico”, explicou o médico do Samu, Rafael Coutinho, que participou do transporte aeromédico.

O acionamento se deu às 15h01 com pouso no pátio do hospital em Lagarto às 15h22. Após a chegada do Falcão 01 (helicóptero), foi dado prosseguimento a estabilização do quadro pela equipe de saúde e preparação para transporte aéreo. Após o paciente ser embarcado na aeronave a chegada na capital se deu às 16h38, momento em que o paciente foi removido por uma Unidade Avançada do Samu para o hospital de referência.

Ações do GTA

O Comandante de helicóptero, Major BM Leonardo Anjos, comentou sobre a ocorrência e as áreas de atuação do grupamento. “Aproveito para reafirmar que o GTA e sua estrutura estão à disposição da população para o atendimento as mais diversas situações de urgências, bastando para tal que haja o acionamento através dos números de emergência: 190 (Ciosp), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (Samu). O Grupamento Tático Aéreo atua diuturnamente no Estado de Sergipe e além das ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar e transporte aeromédico, também realizamos patrulhamento policial, combate a incêndios florestais, transporte de órgãos e tecidos, instrução e treinamento, combate a roubo de bancos, dentre outros”, pontuou.

Fonte: SSP/SE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano