Às vésperas do julgamento de Lula em Porto Alegre, o vice-presidente nacional do PT e ex-deputado federal, Márcio Macêdo, convida novamente a população para se mobilizar em todo o país pela defesa da democracia e pelo direito de Lula candidatar-se a presidência da República. Até o momento, já são 500 caravanas confirmadas rumo a capital gaúcha e 2.500 militantes do MST acampados desde a manhã de segunda-feira, 22.
  O vice-presidente nacional do PT conta que a expectativa de partidos e movimentos aliados e da população brasileira é que Lula seja absolvido. Márcio ainda diz que o único resultado justo e que respeite a Constituição é a declaração da inocência do ex-presidente. “Não existe nenhum crime contra ele. Por conseguinte, não há nenhuma prova. O processo e a sentença são políticos. Se você ler com atenção a sentença do Moro vai ver que são intuições, devaneios, posições políticas e ilações, na qual ele mesmo diz que o apartamento não é do presidente Lula. É um processo absurdo”.
   Para Macêdo, o processo contra Lula nada mais é do que uma perseguição contra Lula, com o intuito de enfraquecê-lo politicamente e retirá-lo da disputa eleitoral de 2018. O ex-deputado federal também afirma que o que acontece atualmente no Brasil é uma nova tentativa de golpe. 
   “Jogaram o país numa crise sem precedentes e eles não têm nenhum candidato para concorrer com Lula. Não querem permitir que alguém que está à frente das pesquisas dispute a eleição. Foi dado um golpe parlamentar e de estado, mas foi algo sofisticado. Não foram mais as fardas, os coturnos e os fuzis nas ruas. A farda foi substituída por setores da toga. O fuzil foi trocado por uma batida de martelo. Existe um rompimento democrático no país. E digo mais, não se tira uma presidenta honestamente eleita sem quebrar o país. Nenhuma democracia sobrevive a uma ruptura”, destacou Márcio. 
Planejamento
  No que diz respeito ao planejamento para esta terça, 23, que antecede o julgamento, Macêdo revela que ele e Lula vão a Porto Alegre participar de ato. “O presidente tem o desejo pessoal de agradecer a todos que estão mobilizados em sua defesa e a favor da democracia”, complementou. Já no dia 24, o vice-presidente nacional do PT e Luiz Inácio acompanham o julgamento a partir da cidade de São Paulo, onde ocorrem mobilizações com o Sindicato dos Metalúrgicos, e com a população na praça da República e na avenida Paulista.
  Márcio também adianta que, independente de qual seja o resultado do julgamento, na quinta, 25, a executiva nacional do partido, junto com a bancada federal, os presidentes do PT dos estados brasileiros e os movimentos sociais, vão reafirmar a pré-candidatura de Lula à presidência da República. “Qualquer que seja o resultado, não existe nenhum impedimento com relação a isso”, enfatizou Macêdo.
  Para o segundo semestre, o planejamento do PT, segundo explica Márcio, é inscrever Lula como candidato à presidência no mês de setembro, fazer programa eleitoral na TV, ir para a rua e disputar a eleição. “E o povo que julgue o trabalho, a liderança e a história de Lula no Brasil”.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano