Confirmada a 3ª morte por gripe H1N1 em Sergipe

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (8), mais uma morte em decorrência da gripe H1N1. A vítima, uma criança de 11 meses, que estava há 24 dias hospitalizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Esta é a terceira morte pelo vírus somente este ano, sendo duas crianças.
 Procurada, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Mércia Feitosa, informou que a criança residia no município São Cristóvão [na Grande Aracaju] e foi diagnosticada com pneumonia antes de ser internada.
 “Ela foi tratada, porém, não melhorou. Voltou para casa e não evoluiu bem. A mãe trouxe, posteriormente, para o Huse, onde, então, foi internada. Mas o seu quadro clínico se agravou. Já tínhamos os exames confirmando que era H1N1. Estávamos acompanhando o quadro e, infelizmente, na última quarta-feira (6), ela veio a óbito”, conta a coordenadora.
Casos confirmados
 Em Sergipe, existem 35 casos confirmados por H1N1, sendo que, desses, três pessoas estão hospitalizadas, mas todas com quadro clínico estável, afirma a coordenadora. “Uma estava na UTI, mas já saiu. Temos esse monitoramento diário para ver a evolução desses pacientes. Outros já estão em casa, com alta”.
 Ainda segundo Mércia Feitosa, a SES faz um boletim epidemiológico, que traça o perfil da influenza no Estado. “Temos uma concentração dos casos, já confirmados, de crianças menores de quatro anos. O que lamentamos é que a criança estava no período de vacina, mas não era vacinada. Fica esse alerta. Começamos a campanha em abril e, se tivesse sido efetuada a vacina, ela poderia ter tido contato com o vírus, mas ela iria reagir e não viriam as complicações que levaram ao óbito”.
Campanha
 A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começou dia 23 de abril, seria encerrada dia 1º d ejunho, mas, em virtude da celeuma causada pela greve dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde (MS) decidiu prorrogar o prazo até o dia 15 de junho. A mobilização tem como meta vacinar em Sergipe 460 mil pessoas, e, de acordo com o balanço parcial da SES, foram aplicadas mais de 346 mil doses da vacina, o que corresponde a cerca de 69% da população-alvo. Sete municípios atingiram a meta dos 90%, conforme disse a enfermeira do Núcleo de Imunizações, Ana Beatriz Lira.
 A Enfermeira do Núcleo de Imunizações, Ana Beatriz Lira informou, ainda, que a vacina é trivalente e imuniza contra os vírus do H1N1, do H3N2 e da Influenza B, que são os vírus de maior circulação no país, além de serem os mais graves.
Público alvo
 O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Caso haja disponibilidade de vacinas, os municípios podem ampliar o público para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. O Ministério destaca, no entanto, a importância de o público-alvo prioritário que ainda não se imunizou procurarem os postos de saúde. De acordo com o Ministério, 100% das 60 milhões de doses de vacina já foram distribuídas aos estados.
Mortes no país
 De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados 2.088 casos de gripe em todo país e 335 pessoas morreram em decorrência da doença. O tipo mais grave de gripe foi o H1N1, com 218 óbitos e 1.262 casos. Das pessoas que faleceram, 70% possuíam ao menos algum fator de risco, como idosos com mais de 60 anos cardiopatas, pneumopatas e com diabetes millitus.


Da redação, AJN1




COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,406,Brasília,8,cidades,551,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1042,economia,9,ENTRETENIMENTO,6,esportes,120,Estância,2,Itabaianinha,58,Mundo,222,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,5,Overland Amaral,3,polícia,529,política,558,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,858,Simão Dias,5,Tobias Barreto,698,
ltr
item
Portal Sergipano: Confirmada a 3ª morte por gripe H1N1 em Sergipe
Confirmada a 3ª morte por gripe H1N1 em Sergipe
https://3.bp.blogspot.com/-kkEzIqQFOys/Wxro7IkclEI/AAAAAAAAD0c/UzvkDl4Z_3AklDqAkDP8WMtTdyPbAmWOQCLcBGAs/s1600/9420181131512812_hjqtk.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-kkEzIqQFOys/Wxro7IkclEI/AAAAAAAAD0c/UzvkDl4Z_3AklDqAkDP8WMtTdyPbAmWOQCLcBGAs/s72-c/9420181131512812_hjqtk.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2018/06/confirmada-3-morte-por-gripe-h1n1-em.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2018/06/confirmada-3-morte-por-gripe-h1n1-em.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar