A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (8), mais uma morte em decorrência da gripe H1N1. A vítima, uma criança de 11 meses, que estava há 24 dias hospitalizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Esta é a terceira morte pelo vírus somente este ano, sendo duas crianças.
 Procurada, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Mércia Feitosa, informou que a criança residia no município São Cristóvão [na Grande Aracaju] e foi diagnosticada com pneumonia antes de ser internada.
 “Ela foi tratada, porém, não melhorou. Voltou para casa e não evoluiu bem. A mãe trouxe, posteriormente, para o Huse, onde, então, foi internada. Mas o seu quadro clínico se agravou. Já tínhamos os exames confirmando que era H1N1. Estávamos acompanhando o quadro e, infelizmente, na última quarta-feira (6), ela veio a óbito”, conta a coordenadora.
Casos confirmados
 Em Sergipe, existem 35 casos confirmados por H1N1, sendo que, desses, três pessoas estão hospitalizadas, mas todas com quadro clínico estável, afirma a coordenadora. “Uma estava na UTI, mas já saiu. Temos esse monitoramento diário para ver a evolução desses pacientes. Outros já estão em casa, com alta”.
 Ainda segundo Mércia Feitosa, a SES faz um boletim epidemiológico, que traça o perfil da influenza no Estado. “Temos uma concentração dos casos, já confirmados, de crianças menores de quatro anos. O que lamentamos é que a criança estava no período de vacina, mas não era vacinada. Fica esse alerta. Começamos a campanha em abril e, se tivesse sido efetuada a vacina, ela poderia ter tido contato com o vírus, mas ela iria reagir e não viriam as complicações que levaram ao óbito”.
Campanha
 A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começou dia 23 de abril, seria encerrada dia 1º d ejunho, mas, em virtude da celeuma causada pela greve dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde (MS) decidiu prorrogar o prazo até o dia 15 de junho. A mobilização tem como meta vacinar em Sergipe 460 mil pessoas, e, de acordo com o balanço parcial da SES, foram aplicadas mais de 346 mil doses da vacina, o que corresponde a cerca de 69% da população-alvo. Sete municípios atingiram a meta dos 90%, conforme disse a enfermeira do Núcleo de Imunizações, Ana Beatriz Lira.
 A Enfermeira do Núcleo de Imunizações, Ana Beatriz Lira informou, ainda, que a vacina é trivalente e imuniza contra os vírus do H1N1, do H3N2 e da Influenza B, que são os vírus de maior circulação no país, além de serem os mais graves.
Público alvo
 O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Caso haja disponibilidade de vacinas, os municípios podem ampliar o público para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. O Ministério destaca, no entanto, a importância de o público-alvo prioritário que ainda não se imunizou procurarem os postos de saúde. De acordo com o Ministério, 100% das 60 milhões de doses de vacina já foram distribuídas aos estados.
Mortes no país
 De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados 2.088 casos de gripe em todo país e 335 pessoas morreram em decorrência da doença. O tipo mais grave de gripe foi o H1N1, com 218 óbitos e 1.262 casos. Das pessoas que faleceram, 70% possuíam ao menos algum fator de risco, como idosos com mais de 60 anos cardiopatas, pneumopatas e com diabetes millitus.


Da redação, AJN1




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano