Nos dias 15 a 17 de outubro de 2018, dois eventos de grande impacto educacional e responsabilidade social foram celebrados no campus Tobias Barreto: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida nos três dias citados, e a Semana da Acessibilidade (SAcess), ocorrida no dia 16 de outubro. O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano foi “Ciência para Redução das Desigualdades” e em nosso campus alcançou um total de 106 participantes. Já a Semana da Acessibilidade teve um total de 70 participantes, tendo como tema “Educação Inclusiva para o século XXI”.
 Uma das ações de destaque da SNCT foi a sessão de “Apresentação de Trabalhos”,  com a exposição de três trabalhos frutos de projetos do próprio campus e outro oriundo do campus Lagarto. O evento contou também com 06 minicursos distribuídos por diversas áreas: redes de computadores, programação, desenvolvimento profissional, investimentos financeiros e técnicas de pesquisa. O tema dos cursos escolhidos levou em consideração o perfil dos alunos do campus  e o objetivo de incentivar os alunos a participarem e desenvolverem seus próprios projetos de pesquisa, extensão ou inovação.
 A semana de acessibilidade contou com uma mesa redonda em que participaram: Verônica Lemos, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Julyvan Souza Silva, Técnico em Assuntos Educacionais e membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) Tobias Barreto; e Soraya Cristina Pacheco de Meneses, pedagoga do IFS. A pedagoga Soraya também ministrou, à noite, a palestra “A inclusão social educacional do surdo por meio das redes sociais”.
 Os eventos tiveram a participação dos alunos dos cursos técnicos de Informática e Comércio do campus Tobias Barreto, bem como de alunos do campus Lagarto. Segundo o coordenador do evento, professor Christiano Lima, a realização de eventos como a SNCT em nosso campus é muito importante, pois permite a alunos que moram na região o acesso a eventos acadêmicos de qualidade sem precisar deslocar-se até a capital, além de disseminar a importância da pesquisa, extensão e inovação no seio da instituição. “Ratifico também a importância da Semana da Acessibilidade, já que, na qualidade de membro do NAPNE, percebo que muitas vezes desconhecemos o direito à inclusão de todos os cidadãos brasileiros, em seu sentido mais amplo, e as atividades desenvolvidas contribuem na explanação sobre o mesmo”, acrescentou o coordenador.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano