O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA autuou e mandou fechar poços da Companhia de Saneamento de Sergipe -DESO no município de Itapicuru. 
 Os poços foram perfurados na região do povoado Catu Grande e estavam em situação irregular. Informações da PMI.
 A obra de perfuração de poços e construção de adutora feita pela DESO no município de Itapicuru, tinha como objetivo levar água para o município sergipano de Tobias Barreto. A medida emergencial iria atender os tobienses como o fornecimento de água nestes tempos de seca.  Entretanto a empresa não cumpriu as normas e as autorizações legais.
 Outro fator importante é que o município de Itapicuru também vem sofrendo com falta de água em áreas rurais, estar com um decreto de situação de emergência reconhecido pela união e o histórico de devastação ambiental desta mesma empresa na região, fato esse que levou inúmeras manifestações por moradores em redes sociais e nas comunidades,  com a preocupação que ocorresse a devida fiscalização.
 O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi criado através da lei nº 12.212 de 4 de maio de 2011, promovendo a integração do sistema de meio ambiente e recursos hídricos do Estado da Bahia. O Inema tem por finalidade executar as ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política Estadual sobre Mudança do Clima.
 Cabe ao Inema atuar em articulação com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e com a sociedade civil organizada, a fim de dar mais agilidade e qualidade aos processos ambientais. 
 Qualquer cidadão que constantar um crime ambiental no estado da bahia é só ligar para o Disque Denúncia 08000 71 1400.

Itapicuru Notícias 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano