Valadares propõe novo instrumento de combate à corrupção

 O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) falou hoje (06) sobre o projeto de sua autoria, que estabelece canais para que os cidadãos possam, voluntariamente, relatar suspeitas de irregularidades, de forma segura e sem riscos de retaliação.
 O texto, já em tramitação no Senado, estabelece normas de incentivo e proteção às pessoas – cidadão comum ou servidor público - que desejem denunciar à autoridade a ocorrência ou suspeita de irregularidades, no âmbito do setor público ou privado.
 A intenção é garantir a segurança de quem denuncia e dar eficiência à checagem de informações relativas a desvios de recursos, improbidade administrativa, ou até mesmo ilícitos em andamento que possam atentar contra o patrimônio público, a prestação de serviços públicos, o meio ambiente e a saúde pública.
 A proposta do senador Valadares vai ao encontro das prioridades já anunciadas pelo futuro ministro da Justiça, o juiz Sergio Moro, para combater a corrupção sistêmica no País. E foi inspirada na principal das 70 medidas reunidas na campanha “Unidos Contra a Corrupção”, mais amplo estudo sobre o assunto elaborado pela sociedade civil.
 O projeto de Valadares prevê a preservação da identidade do denunciante – ou “reportante”, como é chamado em países que já adotaram a prática. Institui medidas de proteção à integridade física dos que relatam irregularidades, quando houver necessidade.
 A proposta ainda determina medidas contra eventual retaliação, especialmente as que podem ocorrer no ambiente de trabalho do denunciante. E assegura a proteção de dados e informações sigilosas.
Valadares subiu hoje (06) pela manhã à tribuna do Senado para falar do projeto, às vésperas do Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de dezembro.
Ao comentar a proposta, o senador enfatizou que a corrupção retira dinheiro dos cofres públicos, que deveria ser utilizado para melhorar as condições de vida do povo brasileiro.  
“A corrupção é combustível da nossa enorme desigualdade, que ameaça um futuro mais próspero, justo e solidário para o Brasil”, salientou Valadares. “O combate à corrupção é, hoje, clamor enfático das ruas”.  
 Para Valadares, o Brasil conta com um razoável aparato legislativo para atacar a corrupção sistêmica, como as leis de lavagem de dinheiro e a lei das organizações criminosas, que fortaleceu o instituto da colaboração premiada.
 “No entanto”, salientou, “faltam mecanismos efetivos para incentivar e dar segurança aos que desejem denunciar e cumprir esse seu direito e dever cívico”.
 A figura do reportante, prevista no projeto do senador Valadares, é pouca conhecida no Brasil, mas já provada eficiente em vários países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra.
 Entre 2009 e 2014, o Departamento de Justiça norte-americano recebeu milhares de dicas de cidadãos acerca de comportamentos ilícitos. Denúncias que resultaram na recuperação de aproximadamente 22 bilhões de dólares em punições e acordos.
 Desde 2017, suspeitas apontadas por meio dos mecanismos de denúncia permitiram à Receita Federal Americana coletar 3 bilhões de dólares em receitas tributárias.
 A proposta de Valadares, o Projeto de Lei do Senado nº 323, de 2018, atualmente tramita no âmbito da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. A expectativa é de que os senadores que irão compor a nova legislatura deem andamento e aprovem o projeto, entregando à sociedade mais um importante instrumento de combate à corrupção.


*Assessoria de Imprensa Senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,419,Brasília,9,cidades,557,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1070,economia,9,ENTRETENIMENTO,30,esportes,129,Estância,2,Itabaianinha,60,Mundo,225,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,35,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,1,polícia,547,política,570,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,902,Simão Dias,5,Tobias Barreto,719,
ltr
item
Portal Sergipano: Valadares propõe novo instrumento de combate à corrupção
Valadares propõe novo instrumento de combate à corrupção
https://2.bp.blogspot.com/-iC8eMli1snA/XBrz8XfOM_I/AAAAAAAAJFM/VAKRIvmzEJMclzE_f4LaC1wBOlKqb8WOgCLcBGAs/s1600/8d60a184-37a6-4c16-ab10-9a6f98abfc51.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-iC8eMli1snA/XBrz8XfOM_I/AAAAAAAAJFM/VAKRIvmzEJMclzE_f4LaC1wBOlKqb8WOgCLcBGAs/s72-c/8d60a184-37a6-4c16-ab10-9a6f98abfc51.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2018/12/valadares-propoe-novo-instrumento-de.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2018/12/valadares-propoe-novo-instrumento-de.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar