De acordo com um levantamento realizado em 2017 pela Agência Nacional de Águas, classificou a barragem do Jabeberi em situação de médio risco. O levantamento é feito levando em consideração vários requisitos, entre eles as condições em que se encontra o paredão. A barragem do Jabeberi está sob a responsabilidade da COHIDRO, devido a longa estiagem o grande reservatório se encontra praticamente seco, se chover o suficiente para elevar o nível da água, a situação de risco médio poderá evoluir para alto.
  Desde sua construção em 1986, a barragem nunca passou por nenhum melhoramento. Com o passar dos anos a gigante estrutura de concreto e ferro sofreu os efeitos do desgaste natural.
 O Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou nesta terça-feira (29) duas Resoluções que determinam a fiscalização imediata de barramentos de diferentes finalidades, enquadrados como Categoria de Risco (CRI) alto ou com Dano Potencial Associado (DPA) alto. O detalhamento das ações previstas pelo governo pode ser consultado no site do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
 Desde 2011, a Agência Nacional de Águas (ANA) consolida o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) a partir de informações disponibilizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de barragens, a depender de seu tipo de uso (produção de energia elétrica, contenção de rejeitos de mineração, disposição de resíduos industriais ou usos múltiplos da água). O RSB é um instrumento para dar transparência à situação das barragens no país.
 Um total de 3.386 barramentos serão vistoriados por seus respectivos órgãos fiscalizadores. Deste universo, 824 estruturas estão sob a responsabilidade de órgãos federais fiscalizadores, sendo 91 delas da (ANA), 528 ligadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e 205 estão sob a responsabilidade da Agência Nacional Mineração (ANM). Os demais empreendimentos são de responsabilidade dos estados. No total, o Brasil possui 43 agentes fiscalizadores.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano