O Governo de Sergipe nesta segunda-feira (14) informou que uma operação de abastecimento através de caminhões-pipa vai ser realizada para fornecer água para o município de Tobias Barreto. O fornecimento de água tem previsão de ser iniciado na sexta-feira (18).
 A ação, vai ser realizada em conjunto com a Polícia Militar, a Prefeitura de Tobias Barreto e a Defesa Civil Estadual. O município será dividido em 19 distritos, onde cada um terá uma caixa d'água com capacidade para 10 mil litros, sendo abastecidas diariamente com 15 caminhões-pipa para fornecimento de água.
 "O fornecimento dessa água vai ser através de caminhão-pipa, que fará a distribuição através dos pontos de saída da caixa d'água e as pessoas vão a esses pontos de coleta com seus vasilhames para retirar a água. Paralelamente, a Deso vai fornecer água também pela rede, outra parte pelos carros-pipa, e outras partes pela caixa d'água, da adutora", disse Marcos Roberto Carvalho Lima, superintendente de Operações da Deso.
 De acordo com o Governo, a medida acontece paralela às obras da Adutora de Itapicuru (BA), que é uma alternativa para a estiagem que atinge o município Tobias Barreto e a grave situação da barragem Jabeberi. O projeto, elaborado pela Deso, vai levar água do município de Itapicuru (Bahia), no povoado Catu Grande, através de poços artesianos, até Tobias Barreto, numa distância de 15 quilômetros.
Seca
 A barragem que abastece o município de Tobias Barreto secou e mais de 35 mil famílias estão sem água. O nível da água está tão baixo que ela não consegue chegar na tubulação.
 Segundo o prefeito Diógenes Almeida, a adutora que leva água da barragem para o município foi feita para suportar 30 anos, mas em 10 já não dá conta. Em novembro deste ano, houve uma reunião entre representantes da Deso, da prefeitura e de vários órgãos para discutir medidas para resolver o desabastecimento na cidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano