O boletim de monitoramento elaborado por pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) indica que os rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegarão à hidrelétrica de Três Marias, no rio São Francisco, entre os dias 15 e 20 de fevereiro.
 De acordo com o boletim, a velocidade de deslocamento da lama é de 1 quilômetro por hora e parte do Rio Paraopeba, em Minas, um dos principais afluentes do rio São Francisco.
 Nesta segunda-feira (28), segundo o monitoramento, a lama está chegando perto da usina termoelétrica de Igarapé, em Juatuba (MG). Na sequência, a previsão é que chegue na região de São José da Varginha na noite de terça-feira (29). Depois, a onda de rejeitos passará pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro.
Conforme o boletim, a previsão é que essa usina “amorteça” grande parte da lama que foi jogada no rio.
MONITORAMENTO
 Diariamente serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do início da água turva nos pontos de interesse, um a partir das 11h e o outro a partir das 17h. As previsões mostram o caminho que a água turva está percorrendo no rio Paraopeba. Esta metodologia é realizada utilizando dados observados/coletados em campo e características da bacia hidrográfica.
 A CPRM opera 14 sistemas de alerta hidrológicos, onde realiza previsões de inundações, assim como elaborou previsões no evento do rompimento da barragem de Mariana (MG). Na calha do rio possuem estações da Rede Hidrometeorológica Nacional operadas pela CPRM em parceria com a ANA. Também atuam em parceria neste trabalho de monitoramento: A ANA, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Veja o boletim:

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano