O medicamento ‘Aromazin’ utilizado no tratamento auxiliar contra o câncer de mama está em falta no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A denúncia feita nesta segunda-feira, 7, é do Grupo Mulheres de Peito.
 No tratamento, o Aromazin diminui a chance da doença voltar e também reduz o risco de desenvolvimento de câncer na outra mama. O desabastecimento deste medicamento no Huse, que já dura 15 dias, é motivo de preocupação, pois prejudica a saúde das mulheres em tratamento.
 “As mulheres que tiveram câncer e problemas hormonais, têm que fazer quimioterapia, radioterapia e o uso contínuo desse medicamento. Muitas já estão desesperadas e até com piora nos problemas psicológicos por causa da preocupação com a falta do medicamento”, relata a integrante do grupo Mulheres de Peito, Sheyla Galba.
 Sheyla revela que a expectativa é de que o medicamento chegue o mais rápido possível. “Faço contato diário e a resposta é de que o medicamento vai chegar na segunda, depois na quarta e assim por diante. Na última ligação, a informação é de que o medicamento vai chegar na semana que vem porque houve um problema com o fornecedor”, conta.
SES
 A SES, por meio da Assessoria de Comunicação, confirmou a existência do problema, mas ressaltou que mantém contato diário com a empresa fornecedora, que prevê a chegada do medicamento para a semana que vem. O principal motivo seriam as dificuldades com os laboratórios que produzem o medicamento.
 A SES disse também que o pagamento do Governo do Estado aos fornecedores está em dia e que faz planejamentos para evitar o desabastecimento de medicamentos, mas que esbarra na problemática entre laboratórios e fornecedores.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano