Os boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer instituição bancária, e não somente no banco que os emitiu, como ocorria até então. A determinação consta no PLS 138/2009, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
 Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.
 A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora do pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com os registrados na base da nova plataforma, o documento é recusado, pois pode ser falso.
 Para fazer a migração do modelo antigo de processamento para o atual, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas, de acordo com o valor a ser pago. Esse processo começou em meados do ano passado para boletos acima de R$ 50 mil (os de menor volume) e termina com a incorporação dos boletos de cartão de crédito e doações.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano