Nesta quinta-feira (24) o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), publicou o Reconhecimento Federal de situação de emergência de 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
 Na lista estão os municípios sergipanos de Carira e Tobias Barreto, que a partir de agora já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.
 Na tarde desta quarta-feira (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou R$ 4,5 milhões para que os prefeitos possam apresentar Plano de Trabalho com suas necessidades.
Apoio emergencial
 Para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública - deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual, que deve atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa MI nº 2/2016. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais.
 De acordo com o MDR, as medidas da União são complementares à atuação dos governos municipais e estaduais, e podem ser solicitadas sempre que necessário - inclusive em situações recorrentes, como é o caso dos desastres naturais ocasionados pelo extenso período de seca e chuvas intensas.
Seca em Sergipe
 Em Sergipe, 26 o número de municípios estão em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Gararu, Malhada dos Bois e Amparo do São Francisco ainda esperam o reconhecimento federal.
 De acordo com a Defesa Civil, 228.412 pessoas estão sendo afetadas pela seca. Desse total, 61.498 são assistidas pela Operação 'Carro Pipa' do Exército e da Defesa Civil. 79 veículos distribuem água para as famílias.

G1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano