Nesta sexta-feira (22), foi deflagrada uma operação para investigar o desvio de verbas públicas no Matadouro Municipal de Lagarto (SE). A suspeita é que tenha ocorrido a pratica de lavagem de dinheiro pelo prefeito e outros investigados.
 No final da manhã, o Ministério Público Estadual (MPE) confirmou que o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro e o genro dele se apresentaram à polícia e prestaram esclarecimentos. Em seguida, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde realizaram exames e foram levados para o Presídio Militar do Estado de Sergipe (Presmil), em Aracaju.
 Promotores do MPE informaram que foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Aracaju e Lagarto. Foram alvos de buscas a sede da Prefeitura de Lagarto, as secretarias de Finanças e Administração, o matadouro de Lagarto, a sede de uma empresa e as residências do prefeito, José Valmir Monteiro, do genro dele e de supostos laranjas, além do administrador do matadouro. Dois empresários que teriam envolvimento com o esquema estão foragidos.
 O MPE confirmou que documentos que estariam em prédios públicos e na residência do prefeito teriam sido retirados antes que a operação fosse realizada. O mesmo teria acontecido em um dos endereços do genro do prefeito. Ainda de acordo com o MPE, os promotores possuem provas robustas de improbidades e outros desvios e as investigações vão continuar.
 O secretário de comunicação de Lagarto, Anderson Christian, disse que o município está colaborando com as informações garantindo o acesso ao tudo que está sendo solicitado, mas vai aguardar o encerramento da operação para se pronunciar.
 A ‘Operação Leak’ conta com promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), delegados e policiais da Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Polícia Civil (Deotap), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Comando de Operações Especiais (COE).
Operação Leak
 O nome da Operação se dá em razão da notícia de vazamento dos pedidos de prisão e buscas que foram realizados, além da notícia de que os principais alvos de prisão saíram de seus domicílios para evitar serem capturados pelas equipes do GAECO e das Polícias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano