A sensação parece de arrancar a pele. Durante o dia, o calor é tanto que ventiladores e mesmo ar condicionados não estão dando vencimento nas residências dos aracajuanos. Se estiver debaixo do sol, então, nem se fala. A pele arde e logo o corpo começa a ‘pingar de suor’.
 Nesta sexta-feira (22), Aracaju registra uma temperatura máxima de 33 graus (°C) e a tendência é que amanhã já passe para 34°C, como no decorrer dos próximos dias, mas a sensação térmica é bem maior: hoje, de 36°C, mas pode se elevar de 38 a 39 na capital, segundo o Centro de Meteorologia.
 “A mínima deve oscilar aqui no litoral de 25 a 26 graus, que é quase a temperatura média anual. Essas condições deverão predominar até a próxima semana e possivelmente entrar no mês de março ainda com temperatura elevada significativa; e ainda temos o período sazonal de verão de grande insolação em grandes períodos”, afirma o meteorologista Overland Amaral.
 Esse sol escaldante do verão não é só na capital sergipana e região metropolitana, mas em todo o estado. Canindé, Japoatã, Propriá e Poço Redondo são algumas das cidades do interior que têm registrado temperaturas elevadas. De acordo com  Overland Amaral, até o próximo dia 28 as temperaturas devem oscilar na região Agreste acima de 33 a 36°C, e no Alto Sertão de 39 a 40°C. “A sensação térmica dessas temperaturas são de quatro a cinco graus a mais”, diz.
 Ainda segundo o especialista, a onda de calor foi desencadeada no estado pela ampliação dupla de temperaturas: a que entra na atmosfera pela radiação solar – bastante intensa -, unida ao calor refletido que está retido na atmosfera; gerando um tempo abafado.
 “Ou seja, o calor refletido, que bate na terra e volta para a atmosfera, fica retido na atmosfera devido à camada de vapor que forma quase como um cobertor – que é um mecanismo do efeito estufa. Isso é o que amplia as temperaturas na região e em todo o estado. Além disso, estamos também com muita umidade e retenção de vapor”, explica Overland.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano