Aluna sergipana de 15 anos tira nota mil na redação do Enem 2018

 Na última terça-feira (19), foram divulgados pelo Inep os espelhos das redações dos participantes do Enem 2018 e as notas dos “treineiros”, como são chamados os que fazem o exame como forma de autoavaliação.
 Entre as notas divulgadas estava a da aluna sergipana Letícia Oliveira, de 16 anos. Quando prestou o Enem 2018, Letícia tinha 15 anos e cursava o 1º ano do Ensino Médio. Sua nota na redação foi 1000, tornando-a a mais nova aluna a tirar nota máxima na prova.
 “No dia que eu descobri a minha nota fiquei completamente sem reação. Precisei de algumas horas para entender que aquilo realmente estava acontecendo comigo, que não era uma ilusão”, disse a estudante.
 A mãe de Letícia, Débora Catherine Santos, diz estar extremamente grata com a nota da filha. “Agora ela sabe que é possível atingir qualquer objetivo na sua vida, por mais difícil e impossível que pareça”, disse.
Rotina de estudos
 A rotina de estudos de quem irá prestar o Enem pode ser bem intensa. Escola, cursinhos, estudo individual. Os alunos fazem de tudo para conseguir o melhor resultado possível. Com Letícia não foi diferente.
 “Ano passado fiz redações todas as semanas, sempre analisando meus repertórios socioculturais e aprendendo com os erros para não repeti-los. Minha rotina sempre foi baseada em estudar todos os dias, não importava o quão cansada estivesse. Apesar disso, nunca estipulei quantidade de horas de estudo, uma vez que isso não necessariamente corresponde à qualidade”, revela a estudante, aluna do Colégio Master e de Redação no curso G8.
 O tema da redação do Enem 2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, divergiu opiniões e fez os estudantes refletirem sobre suas ações no meio cibernético.
 “A dica para tirar mil é exercitar a redação sempre, ter persistência, treinar os repertórios, pensar nos temas com calma, estudar bastante português, filosofia e sociologia, analisar os próprios erros e tentar consertá-los”, aconselha Letícia.
 Segundo a professora de redação do curso G8, Paloma Abdallah, a conquista de Letícia é uma consolidação da disciplina e  vontade de melhorar a cada aula.
 “Ela é uma aluna que, desde muita nova, gosta de ler. Além disso, durante o ano de 2018, ela aperfeiçoou a produção do texto, entendeu as competências do Enem e trabalhou em cima da estrutura do texto. Ela também consegue problematizar bem as temáticas de Redação e ligá-las a outras áreas do conhecimento”, disse a professora.
O plano de Letícia é continuar dando o seu máximo para alcançar sua meta: ser Procuradora da República.
 “Desde que tenho 12 anos descobri aquilo que realmente queria fazer pelo resto da minha vida. Para realizar esse sonho, terei de fazer direito e depois passar em um concurso público, mas pensarei nisso daqui a alguns anos”, conclui a estudante.

Confira a redação de Letícia Oliveira a seguir:

Nenhum comentário

Football