A chuva que caiu em todas as regiões do Estado nos últimos dias foi determinante para a recarga dos recursos hídricos, e muitos municípios que sofriam com os efeitos da estiagem estão com abastecimento normalizado, a exemplo de Tobias Barreto, cujo nível da barragem do Jabiberi subiu 6 metros.
 Os benefícios trazidos pela chuva já refletem também na diminuição do número dos municípios que decretaram situação de calamidade em virtude da seca. Em fevereiro eram 25, agora são 22, sendo que, desses, dois aguardam publicação de portaria do governo federal.
 Os municípios em situação de emergência são: Nossa Senhora Aparecida, Canhoba, Feira Nova, Moita Bonita, São Francisco, Tomar do Geru, Poço Redondo, Salgado, Aquidabã, Capela, Tobias Barreto, Carira, Gararu, Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Ribeirópolis, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.
 A Defesa Civil acompanha a evolução da estiagem e atua com carros pipas em municípios prioritários. A vigência é de 180 dias. Sobre as demais regiões, até que se conclua a reavaliação da Defesa Civil, a Operação Pipa permanece nos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe e N. S. da Glória.
O Exército se soma à Defesa Civil nestes municípios e atende, ainda, com a Operação Pipa federal, os municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, N. S. Aparecida, Pinhão e Poço Verde.
Redução da Seca
 O Monitor de Secas – instrumento de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) –, informou no último dia 15 de março, que embora Sergipe não tenha apresentado chuvas significativas ao longo do mês de fevereiro, houve uma pequena redução na área de seca extrema, sobretudo no centro-norte do estado.
 E a tendência é a seca extrema reduzir ainda mais com a proximidade do período chuvoso em Sergipe, que compreende os meses de abril a junho.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano