Itabaianinha é o município que tem a maior concentração e raios no estado de Sergipe. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), que faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
 No último domingo (24) uma criança de 7 anos foi atingida por um raio no Bairro Avenida, município de Itabaianinha. Testemunhas disseram que ela brincava na porta de casa quando foi atingida pela descarga elétrica. De acordo com o superintendente do Huse, Darcy Tavares, a criança está internada em estado grave na Ala Vermelha.
 Salgado e Tobias Barreto completam a lista dos três municípios sergipanos com maior possibilidade de descargas elétricas.
 Segundo dados do ELAT, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São cerca de 110 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de um bilhão de reais no país.
 Ainda de acordo com o grupo, 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem como se proteger.
 Uma cartilha de proteção contra raios criada pelo ELAT pode ser acessada através do link.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano