Situação de “seca extrema” deixa o estado em alerta


 O estado de Sergipe, assim como quase todo o Nordeste, vem apresentando nos últimos meses uma elevação na severidade da seca, principalmente nas regiões Agreste e Sertão, onde a situação é de “seca extrema”, conforme estudo do Monitor de Secas — instrumento de acompanhamento regular da estiagem, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
 Em virtude da agravação da estiagem, foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), um seminário coordenado pela Superintendência de Recursos Hídricos, que reuniu diversas entidades públicas estaduais e municipais para apresentar a real situação enfrentada por Sergipe.
 “Nosso relatório aponta que a situação de seca se intensificou principalmente na porção Semiárida, assim como na região Agreste. Essa situação é reflexo do baixo volume de chuva registrado até o final do mês de fevereiro. Isso quer dizer que não apenas a agricultura, mas a fauna e a flora também foram afetadas. A partir disso, desenvolvemos ações específicas para situações como essas, a exemplo de distribuição de caminhões-pipa e trabalhos de educação ambiental voltados à economia de água”, afirma o superintendente Aílton Rocha
 A problemática, conclui Ailton, é influenciada diretamente pelo aquecimento que persiste com o estabelecimento do fenômeno El Niño. “A previsão é que o fenômeno acabe no mês de julho deste ano.”
 A Defesa Civil estadual também participou do seminário e informou que em algumas cidades o fornecimento de água tem sido feito em forma de revezamento, a exemplo de Tobias Barreto, e também há a distribuição de caixas d’água que suprem a demanda de abastecimento das comunidades. Essas alternativas visam minimizar os efeitos da estiagem, possibilitando que a população não fique completamente desabastecida.
Trimestre
 Na ocasião, também foi exposto o mapa confeccionado pela Sala de Situação, Clima e Tempo de Sergipe, informando sobre o volume de chuva que será recebido neste trimestre, que compõe os meses de março, abril e maio. Nele, é possível ver que até maio deste ano, a previsão é que apenas as regiões litorânea e parte do Baixo São Francisco terão ocorrência de chuvas significativas.
Situação de emergência
 Até o momento, segundo a Defesa Civil estadual, 11 municípios estão em situação de emergência, sendo que, desses, dois aguardam portaria de reconhecimento federal ou homologação estadual. Até o mês de fevereiro, eram 25 municípios. A diminuição no número de cidades é porque a vigência expirou, mas podem ser decretados novamente. A Defesa Civil acompanha a evolução da estiagem e atua com carros pipas em municípios prioritários. A vigência é de 180 dias.
Os municípios em situação de emergência são: Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida, Canhoba, Feira Nova, Moita Bonita, São Francisco, Tomar do Geru, Poço Redondo e Salgado.
Temperaturas
 As temperaturas também seguem elevadas. Segundo a Sala de Situação, a máxima no Alto e Médio Sertão já chegou a 39ºC ; com mínima de 25ºC. No Agreste, o calor intenso continua: máxima de 36ºC e mínima de 26ºC. Nas regiões Sul e Centro Sul a máxima fica em torno de 34ºC e mínima de 25ºC. No Litoral a onda de calor também vem aquecendo a moleira das pessoas. A máxima fica em 33ºC e mínima 25ºC.

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,405,Brasília,8,cidades,548,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1031,economia,9,ENTRETENIMENTO,1,esportes,118,Estância,2,Itabaianinha,58,Mundo,221,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,1,Overland Amaral,3,polícia,524,política,553,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,850,Simão Dias,5,Tobias Barreto,690,
ltr
item
Portal Sergipano: Situação de “seca extrema” deixa o estado em alerta
Situação de “seca extrema” deixa o estado em alerta
https://4.bp.blogspot.com/-azgYqk5wfy0/XIcJkiL4EoI/AAAAAAAAKqA/8Ua7p-8J-7Ua7yBcwqGZjIY2YwFLQfynACLcBGAs/s1600/seca-nordeste2.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-azgYqk5wfy0/XIcJkiL4EoI/AAAAAAAAKqA/8Ua7p-8J-7Ua7yBcwqGZjIY2YwFLQfynACLcBGAs/s72-c/seca-nordeste2.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/03/situacao-de-seca-extrema-deixa-o-estado.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/03/situacao-de-seca-extrema-deixa-o-estado.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar