Belivaldo não descarta possibilidade de arrendar Deso


 O arrendamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe, pertencente à Petrobras, acendeu o caminho de pólvora para futuras elaborações de estudos técnicos e de viabilidade econômica para projetos de Parceria Público-Privada (PPP). Nesse sentido, o governador Belivaldo Chagas afirmou, durante entrevista coletiva nessa segunda-feira (1º), após reunião com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marcio Félix Carvalho Bezerra, que não descarta a possibilidade de arrendar a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) por um período de 20 anos.
 O arrendamento da Deso já havia sido cogitado no governo de Jackson Barreto após imposição do ex-presidente Michel Temer. Jackson, então, desistiu da ideia e rasgou o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estudos que previam a privatização da Companhia, que possui 1.711 funcionários concursados e centenas de prestadores de serviços.
 Mesmo adotando um discurso assertivo de que não vai privatizar, o chefe do Executivo estadual não esconde a possibilidade de arrendamento se as finanças da Companhia não frutificarem.
 “Não discuti com ninguém a privatização da Deso e Banese. Com relação à Deso, vamos trabalhar para que ela se torne moderna, competitiva, possa faturar. Se eu vir que vai ter dificuldade, eu posso, sim, trabalhar um processo de arrendamento por uns 20 anos e depois desses 20 anos a empresa volta para o poder público sem nenhum problema. Aquele processo que foi interrompido pelo BNDES que o governo Jackson desistiu, eu vou retomar. Vou, sim, fazer uma PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse] e ninguém vai me impedir de fazer isso. Não se trata de estudos para privatizar a Deso, mas posso sim trabalhar um processo de arrendamento”, declarou o governador.
Lucratividade
 Fundada há 50 anos, a Companhia atende 90% dos sergipanos – com exceção de Estância, Capela e São Cristóvão –, totalizando clientela formada por mais de 642 mil ligações residenciais e domiciliares. Pessoas próximas à diretoria afirmam que o faturamento é de R$ 45 milhões por mês e a possível privatização pode render ao Governo cerca de R$2 bilhões.
Imagem desgastada
 Hoje, a Deso tem uma imagem amplamente deteriorada e é alvo diário de reclamações da população pelos frágeis serviços que oferece. São inúmeros problemas estruturais a serem enfrentados. O principal é o desperdício de água e dos “gatos” que atrapalham o abastecimento.
Além disso, existe um sistema de adutoras completamente obsoleto, que comumente rompe e deixa milhares de pessoas sem abastecimento. É notória também a questão da deficiência no tratamento de esgoto, um drama antigo e que é premissa para a boa saúde pública.
 Técnicos da própria Companhia, que não quiseram se identificar, denunciam estruturas de captação de água ultrapassadas e que não acompanham a crescente demanda da população.

Da redação, Joângelo Custódio

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,422,Brasília,9,cidades,557,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1075,economia,9,ENTRETENIMENTO,36,esportes,129,Estância,2,Itabaianinha,60,Mundo,225,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,39,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,1,polícia,548,política,575,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,908,Simão Dias,5,Tobias Barreto,723,
ltr
item
Portal Sergipano: Belivaldo não descarta possibilidade de arrendar Deso
Belivaldo não descarta possibilidade de arrendar Deso
https://2.bp.blogspot.com/-4OFpe4-pNlg/XKQCO2cxkDI/AAAAAAAALFw/bILxgJ42LR8_PjXkBWxGlXARKY2Lp_ZpwCLcBGAs/s1600/belivas-marco-vieira-700x467.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-4OFpe4-pNlg/XKQCO2cxkDI/AAAAAAAALFw/bILxgJ42LR8_PjXkBWxGlXARKY2Lp_ZpwCLcBGAs/s72-c/belivas-marco-vieira-700x467.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/04/belivaldo-nao-descarta-possibilidade-de.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/04/belivaldo-nao-descarta-possibilidade-de.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar