Apesar do edital prever o início para às 10h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já abriu o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
 Os interessados têm entre os dias 1º e 10 de abril para realizar essa solicitação. Para fazer o pedido, os candidatos devem entrar na página de participante do Enem 2019 e preencher os formulários obrigatórios. Clique aqui e veja o passo a passo da solicitação de isenção da taxa de inscrição. 
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?
 De acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 aqueles que:
 Candidatos que vão concluir o Ensino Médio em escola pública em 2019. Se você está cursando neste ano a 3ª série do Ensino Médio em qualquer escola da rede pública de ensino, pode fazer a inscrição no Enem gratuitamente. O Inep, que organiza o Enem, puxa os dados do Censo Escolar da Educação Básica para saber quem está matriculado na 3ª série do Ensino Médio para liberar a isenção da taxa de inscrição no Enem automaticamente.
 Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola pública e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
 Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo com bolsa integral em escola particular e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
 Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa.
 Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal total seja de até três salário mínimos.
 Diferentemente de 2018, aqueles que realizaram a última edição do Encceja não terá direito à isenção.
Justificativa de ausência
 Além disso, os candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, mas não compareceu aos dois dias de prova, e quiser a isenção da taxa do Enem 2019, terá que realizar a justificativa de ausência.
 Para isso, é necessário entrar na página do participante e informar os dados necessários para comprovar motivo válido para o não comparecimento. Clique aqui e veja o passo a passo para a justificativa de ausência.  
 Assim como a isenção da taxa, o resultado da justificativa também será divulgado em 17 de abril.
Veja o calendário do Enem 2019
 Lembrando que o Enem 2019 será aplicados nos dias 3 e 10 de novembro, sendo que o resultado deve ser divulgado em janeiro de 2020. Veja o calendário da prova:
Solicitação de isenção para o Enem 2019
1 a 10 de abril de 2019
Justificativa de ausência no Enem 2019
1 a 10 de abril de 2019
Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição
17 de abril de 2019
Período de recurso para quem não conseguiu a isenção
22 a 26 de abril de 2019
Inscrições para o Enem 2019
6 a 17 de maio de 2019
Prazo para pagamento da taxa de inscrição
6 a 23 de maio de 2019
Solicitação de uso do nome social
20 a 24 de maio de 2019

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano