Militares do Exército Brasileiro passaram por um processo de capacitação para atuar em casos de ataques químicos, radiológicos, biológicos e nucleares. O curso foi realizado na Escola de Instrução Especializada (EsIE), principal capacitadora sul-americana de recursos humanos na área Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).  No local, os alunos do Curso de Saúde Operacional do Exército (CSOp) receberam treinamento para prestar o apoio de saúde a militares e civis vítimas de acidentes ou ataques do tipo.
 Em entrevista à Sputnik Brasil, o chefe da Divisão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear da EsIE, capitão Roney Magno de Souza, ressaltou que essa atividade é voltada para capacitar os militares para realizar atendimentos de saúde em ambientes contaminados.
 "Há diversos cursos ministrados pela Escola e o Curso DQBRN para Oficiais do Serviço de Saúde do Quadro Complementar de Oficiais, especificamente, capacita o militar a prestar o atendimento de saúde em ambiente contaminado, seja o paciente militar ou civil, seja ataque ou acidente", explicou o militar. Ele ressaltou que os alunos saem do curso preparados para liderar esquipes especializadas. 
 "Adicionalmente, ele [o militar treinado] deve ser capaz de chefiar uma equipe de saúde em uma das Organizações Militares especializadas em DQBRN e deve, também, planejar todo o apoio de saúde no caso de ataque ou acidente QBRN, assessorando o Comando (Cmdo) nos assuntos atinentes à DQBRN", contou o interlocutor da Sputnik Brasil.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano