Peixe seco e salgado é vendido como bacalhau nos supermercados

Bacalhau Verdadeiro 
 O famoso bacalhau Saithe vendido nos supermercados não é bacalhau de verdade. Na verdade se trata de um peixe seco e salgado. As denominações erradas acabam induzindo os consumidores a levar para casa uma fraude.  
 Segundo a legislação brasileira, o bacalhau só pode ser produzido com três espécies de peixe: Gadus mohrua, o verdadeiro bacalhau do Porto, Gadus macrocephalus e o Gadus ogac. 
 A Proteste, uma associação de consumidores, fez uma análise em 30 marcas de peixes que se dominavam bacalhau e duas não correspondiam a espécie.
 “Vender outro peixe como se fosse bacalhau, como se constatou nas análises, se configura violação à legislação sanitária e ao Código de Defesa do Consumidor. Isso é fraude, e um  crime contra as relações de consumo, pois o consumidor é levado a acreditar que está adquirindo peixe de maior qualidade e valor comercial”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da associação. 
 Há outros peixes salgados secos em oferta no mercado brasileiro: Saithe (Pollachius virens), o Ling (Molva molva) e Zarbo (Brosmius brosme) devem ser comercializados como peixe tipo bacalhau salgado seco. 
Tem que pechinchar
 Com o objetivo de auxiliar o consumidor que quer economizar na hora de comprar os ingredientes da torta capixaba, prato típico da Semana Santa, o Procon de Vitória realizou um levantamento de preços que mostrou que vale a pena pesquisar. A diferença entre um mesmo produto pode chegar a 94%.
Aprenda a identificar o verdadeiro bacalhau
•    A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos.
•    O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na         extremidade, não é o legítimo.
•    Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha. Fuja dos branquinhos, esses são falsos.
•    A pele: no verdadeiro bacalhau a pele solta com facilidade.

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,424,Brasília,9,cidades,561,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1079,economia,9,ENTRETENIMENTO,39,esportes,130,Estância,2,Itabaianinha,60,Mundo,225,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,40,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,2,polícia,552,política,575,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,910,Simão Dias,5,Tobias Barreto,724,
ltr
item
Portal Sergipano: Peixe seco e salgado é vendido como bacalhau nos supermercados
Peixe seco e salgado é vendido como bacalhau nos supermercados
https://4.bp.blogspot.com/-k0r7-4n2TSE/XLOurXCS-7I/AAAAAAAALN4/NYFG8VLTjOwHmhv6ETCaQncnCbDkc15yACLcBGAs/s1600/bacalhau.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-k0r7-4n2TSE/XLOurXCS-7I/AAAAAAAALN4/NYFG8VLTjOwHmhv6ETCaQncnCbDkc15yACLcBGAs/s72-c/bacalhau.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/04/peixe-seco-e-salgado-e-vendido-como.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/04/peixe-seco-e-salgado-e-vendido-como.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar