STF autoriza cartórios a prestarem serviços adicionais, como emissão de RG e documento de carro

 O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quarta-feira (10), por 9 votos a 1, que cartórios de registro civil de todo o país prestem serviços adicionais, como emissão de documento de identificação e documento do carro. Esses cartórios, tradicionalmente, oferecem certidões de nascimento, casamento e óbito, mas pleiteavam aumentar o rol de serviços remunerados.
 Os ministros entenderam que a ampliação pode facilitar a prestação de serviços a comunidades no interior do país.
 Eles estabeleceram, porém, que os serviços só poderão ser prestados mediante convênios aprovados pelos cartórios e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pelas corregedorias dos tribunais de justiça dos estados.
 O Supremo analisou uma ação proposta no fim de 2017 pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). A legenda questionou trechos de lei que autorizaram a ampliação do rol de serviços nos cartórios.
 Após a ação ser apresentada, o relator do tema, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu no fim de 2017 a possibilidade de se ampliar os serviços por questão processual: ele entendeu, na liminar (decisão provisória), que somente o Judiciário poderia propor lei sobre atuação de cartórios. E estipulou que a suspensão valeria até decisão do plenário do Supremo.
 Agora, o tema foi julgado de forma definitiva pelo STF. O próprio Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar para mudar o entendimento e defendeu que os cartórios pudessem ofertar mais serviços e serem remunerados por isso.
 Segundo ele, a prática já era comum em vários estados, que tinham convênios entre cartórios e órgãos públicos para melhorar a prestação de atendimento ao cidadão.
 Entre os serviços que poderão ser prestados estão emissão de passaporte, CPF ou carteira de trabalho, mencionaram os ministros.

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,422,Brasília,9,cidades,557,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1075,economia,9,ENTRETENIMENTO,36,esportes,129,Estância,2,Itabaianinha,60,Mundo,225,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,39,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,1,polícia,548,política,575,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,908,Simão Dias,5,Tobias Barreto,723,
ltr
item
Portal Sergipano: STF autoriza cartórios a prestarem serviços adicionais, como emissão de RG e documento de carro
STF autoriza cartórios a prestarem serviços adicionais, como emissão de RG e documento de carro
https://1.bp.blogspot.com/-Ho4yhgb-vnA/XK6RAnzwVBI/AAAAAAAALK8/-T3yVbZ9Mss3W-4EK2aliScgoxPqjXeSQCLcBGAs/s1600/BIOMETRIA1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Ho4yhgb-vnA/XK6RAnzwVBI/AAAAAAAALK8/-T3yVbZ9Mss3W-4EK2aliScgoxPqjXeSQCLcBGAs/s72-c/BIOMETRIA1.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/04/stf-autoriza-cartorios-prestarem.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/04/stf-autoriza-cartorios-prestarem.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar