De forte comércio e com presença de muitas indústrias, Tobias Barreto experimenta agora a expansão de novas áreas
 Tobias Barreto O crescimento desta cidade tem sido o principal foco dos novos investidores. A "capital do vale do rio real" dos sergipanos e baianos jamais experimentou em sua história, nos quase 110 anos de existência, tanta especulação imobiliária. O comércio emprega como nunca. Os setores de serviços dão uma nova cara a cidade. A construção civil avança, sendo colocada como reflexo e propulsora desse novo horizonte. A cidade se tornou referência em desenvolvimento e com características peculiares. A perseverança e o trabalho são marcas contínuas, apregoadas pelas novas redes varejista e atacadistas, as grandes mentoras desse processo.
 A localização geográfica é um dos motivos do Município ter se tornado polo de atração de novos investimentos. Tobias Barreto é uma cidade polo regional de grande porte, com quase 300 mil habitantes em sua área de polarização que atinge 10 municípios nos estados de Sergipe e Bahia de consumidores da macrorregião, que movimentam a cidade.
 Essa nova realidade vem acompanhada de um importante requisito para consolidar esse processo, que é o polo educacional, com universidades públicas e particulares. São dezenas de cursos, inclusive voltados para o aperfeiçoamento de profissionais do comércio.
 Hoje, as grandes redes atacadistas e do varejo no Brasil se instalam na cidade compondo o processo desenvolvimentista. Tobias Barreto vivencia um momento de intenso crescimento econômico. Isso ocorre acima da média do Estado. Hoje somos uma das economia mais importante de Sergipe, ultrapassando os Municípios de Propriá e Nossa Senhora da Glória que são polos regionais mais antigos.
 Entre os setores mais significativos, os serviços constituem-se em importante setor que impulsiona a atividade econômica. É um dos municípios de Sergipe que possui maior participação do setor de serviços em sua economia, em torno de 80%". Devemos citar também a consolidação de polo universitário, os serviços de saúde podem ser dinamizados com a possibilidade de criação do Hospital Regional do Vale do Rio Real, e o comércio em geral, atacado e varejo. É também o setor que mais gera empregos diretos.
Grandes redes 
 Já não se fala mais de um comércio somente de bordados e confecções, mas de grandes redes que se instalam. Esse exemplo vem sendo seguido por grandes nomes. Depois do Atacadão, da FASOUTO, do MAGAZINE LUIZA, das LOJAS AMERICANAS, prestes a serem inauguradas. O Lojão Fasouto veio na dianteira desse processo. Depois da inauguração da primeira unidade da rede no Vale do Rio Real, passou a ser "case" regional, pelo potencial de vendas. Em seguida, vieram o Magazine Luiza, Lojas Americanas preste a inaugurar, FARMÁCIAS PAGUE MENOS em fase de planejamento e mais recentemente a maior escola de idiomas do mundo, o WIZARD já anunciou a instalação de uma unidade em nossa cidade para atender a região.
 O Atacadão Fasouto atrai um público consumidor de várias cidades da região. É uma das primeiras em destaque de vendas da rede. A Clínica NEOCLIN oferta serviços aos clientes da região esse é um crescimento irreversível. O maior número de vagas ofertadas é de vendedor varejista e atacadista. O que mostra que com todo o processo de desenvolvimento das indústrias, este setor tem uma prevalência fundamental dentro da dinâmica da economia local. Tobias Barreto funciona como polo de desenvolvimento para os Municípios do Vale do Rio Real do Estado de Sergipe e regiões circunvizinhas do Estado da Bahia. É um polo atrator e irradiador de investimentos nos Vales do Rio Real sergipano e baiano. Por essa característica foi um dos Municípios que mais absorveu investimentos dentro da política de atração de empresas do governo estadual fora da Região Metropolitana de Aracaju, contribuindo para desconcentração econômica em relação à Capital do Estado.
 Os reflexos do crescimento econômico de Tobias Barreto sobre os demais Municípios da Região, dependerão de planejamento, que envolve a condição do governo estadual em efetivar a Nova Proposta de Regionalização para o Desenvolvimento de Sergipe com a efetivação concreta do Vale do Rio Real enquanto área também de planejamento. Somente nessa perspectiva é que o governo estadual pode esperar pelo resultado desejado, de tornar esse espaço uma alternativa regional, capaz de compartilhar com as outras cidades polos a atração de população, equipamentos, serviços e investimentos públicos e privados. Mas vem o alerta: caso contrário, podemos esperar por um crescimento bastante concentrado de Tobias Barreto em relação aos outros Municípios da região.
 Os serviços constituem-se em importante setor que impulsiona a atividade econômica do Município. De forma específica, os setores de serralheria, alimentício e mecânicos, de costura, constituem-se também em setores que impulsionam a economia local. Sem esquecer a importância do turismo (comercial e ecológico), com o Recanto da Serra.

Por: Prof. Josenilton Nascimento

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano