A Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), subnidade especializada da Polícia Militar de Sergipe, comemora 11 anos de existência nesta quinta-feira, 16. O grupo, que atua em parte considerável do território sergipano, tem alcançado feitos históricos no âmbito da segurança pública sergipana, reduzindo de forma considerável os índices de criminalidade no Alto e Médio Sertão, de acordo com informações do seu comandante, o major Joaldo Vicente do Nascimento.
 Inicialmente, a Companhia foi criada com um efetivo policial composto por 20 policiais militares, após os mesmos terem concluído o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (Copac). Na ocasião, contava com três viaturas tipo caminhonete, a fim de cumprir sua missão constitucional. Ao longo dos anos, outros cursos foram realizados e o efetivo foi crescendo, pois a demanda territorial é grande e necessitava de ações mais eficazes no combate ao crime.
 A tropa de “guerreiros de caatinga” é especializada e referência na aplicabilidade do policiamento no Sertão Sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo compromisso daqueles que ostentam o uniforme camuflado Desert Storm. Vale frisar que a tropa integrante da Ciopac é diferenciada em seu treinamento e guiada por virtudes como: honra, lealdade, disciplina e respeito, características que ganham a simpatia da sociedade sergipana. 
Missão 
 Atuar de forma preventiva, nos grandes eventos públicos, e de forma repressiva nos crimes mais complexos que causa clamor social, bem como desenvolver atividades de inteligência policial, com o objetivo de combater os delitos considerados ocorrências de “alta complexidade em áreas rurais” (roubos de gado, tráfico de entorpecentes, assaltos a bancos) e demais ilícitos penais que assolavam a população residente no Alto e Médio Sertão Sergipano.
 A Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 municípios, sendo eles: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Carira, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã.

Com informações do site da PMSE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano