Obras de Tobias Barreto de Menezes são digitalizadas para exposição em memorial

 Algumas obras do escritor, poeta e jurista Tobias Barreto de Menezes estarão disponíveis online para consulta dos interessantes pela obra de uma dos maiores nomes da terceira geração do movimento Romancista brasileiro.
 Segundo a diretora do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, Sayonara Viana, para poder se chegar nessa digitalização, a entidade promoveu nesta sexta-feira, 17, oficinas de paleografia (leitura e transcrição de documentos antigos) com pesquisares interessados em saber como essa prática funciona.
 “Quando digitalizamos os documentos estamos fornecendo um legado para as novas gerações”, diz Sayonara. Segundo ela, um professor de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conduziu a aula, explicando à bacharéis de direito e juristas como proceder diante de manuscritos seculares. “A nossa ideia é que os textos disponibilizados no site do memorial sejam os mais fiéis aos originais”, explica.
 Sayonara detalha que os documentos são do século XIX e guardam consigo um grande valor histórico e cultural. “Precisamos ofertar para as pessoas essa preservação da história. Por isso a oficina é importante”, diz.
 Como o memorial passa por reformas, a diretora explica que a digitalização dos textos de Tobias Barreto serão uma das grandes atrações da reinauguração do local. “Nós iremos reabrir em agosto e os textos digitalizamos serão mostrados ao público”, destaca.
Por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Nenhum comentário

Football