Cadeirante é detido pela Guarda Municipal em Aracaju ao cobrar acessibilidade

 Indignado com os problemas de acessibilidade no sistema de transporte público de Aracaju, um passageiro com deficiência motora decidiu se manifestar em frente à garagem de uma empresa de ônibus, no bairro Santos Dumont, na zona Norte da capital, impedindo o acesso de veículos e funcionários. Momentos depois, o rapaz foi retirado à força por agentes da Guarda Municipal.
 A ação, que ocorreu na sexta-feira passada (7) em frente à Viação Atalaia, foi registrada em vídeos aos quais o F5 News teve acesso. Em uma das imagens, o rapaz, com tom de revolta, acusa a empresa de não ter se adequado à lei de acessibilidade e não realizar manutenção nos veículos para a segurança dos passageiros. O vídeo foi editado e o rosto dele, coberto para preservar sua privacidade.
 Ao cobrar o direito de mobilidade, o rapaz disse ainda sob protesto que buscou medidas na Justiça sergipana, mas que o problema não é resolvido, e criticou a eficiência das fiscalizações por parte dos órgãos públicos. Ainda durante a gravação, o passageiro rechaçou a tentativa de tirá-lo do local. 
 A Polícia Militar, a SMTT e a Guarda Municipal (GMA) foram acionadas para tentar contornar a situação. Depois das tentativas de liberar o acesso à garagem, em outro vídeo é possível ver o momento em que o rapaz é retirado a força pelos agentes e colocado na viatura. O cadeirante foi conduzido à Central de Flagrantes de Polícia Civil, na avenida Maracaju, na região norte da capital, onde a ocorrência foi registrada.

Nenhum comentário

Football