Estado e MP dialogam sobre a reabertura dos matadouros


 O governador Belivaldo Chagas recebeu, nesta quarta-feira (19), representantes dos municípios de Itabaiana, Lagarto, Capela e Canindé de São Francisco para discutir sobre a situação do fechamento dos matadouros em Sergipe. A audiência que contou com a participação do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Eduardo D’Avila, atendeu a um pedido do arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa.
 Também participaram da reunião os deputados estaduais Talysson Costa e Maria Mendonça, os prefeitos Valmir de Francisquinho (Itabaiana) e Ednaldo da Farmácia (Canindé de São Francisco), o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza e o presidente da Adema, Gilvan Dias.
 Em pauta, a busca por uma solução para reabertura dos matadouros instalados no interior do estado, que por não adequação física e sanitária foram interditados pela justiça. Atualmente, os animais dos municípios de Canindé do S. Francisco e Poço Redondo estão sendo abatidos no frigorífico de Paulo Afonso/BA e os animais dos municípios de Tobias Barreto e Poço Verde estão sendo abatidos em Ribeira do Pombal/BA, todos autorizados pela Emdagro.
 Entretanto, existe uma negociação entre as prefeituras de Canindé do São Francisco, Capela e Lagarto com a Emdagro, Adema e Ministério Público sobre a possibilidade de se reabrir os matadouros daqueles municípios, desde que seja mediante Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
 “O Estado tem se colocado à disposição o tempo todo. Nós já colocamos num primeira reunião, há cerca de 60 dias, que os municípios de Capela, Lagarto e Itabaiana, onde existem matadouros em melhores condições, poderiam já ter feito a sua solicitação. É importante que cumpra-se uma primeira parte e o que não puder cumprir, senta com o governo do Estado e o Ministério Público, e assina-se um TAC, para liberação de uma licença com condicionantes, estabelecendo um prazo para que determinados itens sejam cumpridos e no outro momento, os outros itens. Estamos à disposição para flexibilizar naquilo que for possível, mas eu não posso fechar os olhos para a legislação ambiental que é dura”, declarou o governador.
 O governador ressaltou o papel de facilitador assumido pelo governo do Estado em todo o processo, a exemplo da emissão das licenças em tempo hábil, conforme ocorreu, por exemplo, com o município de Itabaiana que solicitou a licença na última segunda-feira (17) e recebeu o documento no dia seguinte. Da mesma forma, o procurador-geral de Justiça do MPE, Eduardo D’Avila, ressaltou que em nenhum momento a intenção foi de puramente interditar, mas de o Ministério Público atuar em parceria com os órgãos ambientais do Estado,   Adema, Emdagro, promovendo uma campanha visando a regularização do comércio de carne, não tão somente sobre o aspecto sanitário, mas também ambiental.
 “Todas as orientações que a gente havia tido dos órgãos ambientais é de que havendo condições sanitárias cumpridas, qualquer matadouro público ou privado seria reaberto. O que vem sendo cumprido é que os municípios que tivessem em melhores condições de funcionamento iriam fazer os ajustes necessários para que, enfim, os matadouros pudessem ser reabertos. A única coisa que insistimos é de que os munícipios não devem intervir nesse processo”, afirmou o Eduardo D’Ávila, defendendo que a administração dos matadouros deve ser terceirizada.
Solução encontrada
 O procurador-geral de Lagarto, Victor Ribeiro Barreto, também defendeu que as orientações, tanto do Ministério Público quanto dos órgãos ambientais estaduais já vinham sendo feitas, e no caso específico do município, o não cumprimento gerou o fechamento. “O que foi apontado sobre o matadouro não nasceu agora. A ação começou em 2012, a gente dialogou com o Ministério Público, mas de certa forma, o município não fez sua contrapartida, enquanto suas obrigações para manter ele de portas abertas”.
 Victor destacou ainda a acessibilidade no processo de diálogo com o MPE e os órgãos ambientais, além de apontar a alternativa encontrada para a reabertura do matadouro de Lagarto. “Que fique muito claro, para que não se tire a responsabilidade do município e atribua ao Ministério Público e ao governo do Estado. Em todo momento que precisamos de parceria, de postergar os prazos foi concedido. O que aconteceu depois de todo esse fechamento foi que, com a terceirização houve o investimento de quase R$ 1 milhão e hoje, o município de Lagarto já tem a licença da Adema, da Emdagro e já estamos em tratativas para a abertura do matadouro. Então, pelo caráter de urgência é possível que até o início do segundo semestre o matadouro já esteja reaberto”, declarou.
 “O município de Lagarto está partindo para uma terceirização. Capela também já está trabalhando com a possibilidade que isso venha a acontecer via cooperativa. Itabaiana vai procurar o seu meio também. Matadouro público não é de responsabilidade de Estado e tem que sair da responsabilidade dos municípios. É preciso tirar esse peso das costas. Terceiriza-se, faz-se concessão ou Parceria Público Privada, moderniza-se a administração. Vamos resolver essa questão no menor espaço de tempo possível e o governo do Estado está à disposição para colaborar”, completou o governador.
Foto Marco Vieira

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,424,Brasília,9,cidades,562,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1084,economia,9,ENTRETENIMENTO,40,esportes,130,Estância,2,Itabaianinha,60,Mundo,225,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,41,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,2,polícia,553,política,576,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,912,Simão Dias,5,Tobias Barreto,726,
ltr
item
Portal Sergipano: Estado e MP dialogam sobre a reabertura dos matadouros
Estado e MP dialogam sobre a reabertura dos matadouros
https://1.bp.blogspot.com/-9daTGdJad7w/XQuHXrSGGDI/AAAAAAAAMB4/FNKJQiPStC0hEvMf1riVEJXZdN2LNpONACLcBGAs/s1600/1866113666-.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-9daTGdJad7w/XQuHXrSGGDI/AAAAAAAAMB4/FNKJQiPStC0hEvMf1riVEJXZdN2LNpONACLcBGAs/s72-c/1866113666-.jpeg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/06/estado-e-mp-dialogam-sobre-reabertura.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/06/estado-e-mp-dialogam-sobre-reabertura.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar