ADEMA APONTA QUE DOIS MATADOUROS EM SERGIPE PODEM SER REABERTOS

Por: Francisco Oliveira
 O Ministério Público de Sergipe voltou a discutir, nesta sexta-feira (26), a reabertura dos matadouros públicos do interior do estado que foram interditados após irregularidades ambientais, como ausência de licenças sanitárias e na administração encontradas por órgãos de fiscalização e em operações do MP. A volta do funcionamento também tem sido debatida pelo Governo do Estado, como ocorreu em abril e junho deste ano.
 Um laudo da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) apontou os matadouros de Itabaiana e de Lagarto têm condições de ser reabertos. Equipes do órgão realizaram uma vistoria na semana passada nos estabelecimentos e, segundo o presidente do órgão, Gilvan Dias, se constatou a viabilidade de reabertura. 
 "Os estabelecimentos possuem as licenças que dão viabilidade ambiental das plantas de operação para os matadouros. De Lagarto já está apta no que se refere à licença ambiental que é a LO (licença de operação), já Itabaiana está com a LI (licença de instalação), faltando a LO, mas que já está providenciando", disse Gilvan Dias.
 Em entrevista à TV Atalaia, o promotor Iúri Borges informou que teve conhecimento dos laudos encaminhados também pela Emdagro e Vigilância Sanitária, e uma nova visita ao matadouro de Itabaiana deve ser realizada pelo Ministério Público na próxima quarta-feira (31), como também no frigorífico da cidade onde o gado passou a ser abatido desde o fechamento. 
 O MP voltou a defender a transformação dos matadouros em frigoríficos e a sua exploração pela iniciativa privada, em regime de concessão pública, ou através de parcerias público privadas. De acordo com o promotor, o MP tenta uniformizar os estabelecimentos. "Que não mais sejam geridos pelos municípios e com o encaminhamento das licenças tanto da Adema, quanto da Vigilância Sanitária e da Emdagro. Essa são as condições que o Ministério Público não abre mão para a readequação dos antigos matadouros", ressaltou.
 "Esperamos dos promotores, que são nossos parceiros, que eles dêem esse aval, que na próxima quarta a gente já tenha o desfecho de toda essa angústia que tantos pais de familia estão passando e abra o mais breve possível para acabar com o abate clandestino. Para se ter uma ideia tem mais de 30 mil pais de família desempregados em todo o estado. Cerca de 50% do gado de Sergipe hoje está sendo abatido clandestinamente", afirmou o representante dos marchantes de Itabaiana, Otacílio Góis, à TV Atalaia.

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,63,Brasil,474,Brasília,10,cidades,585,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1160,economia,9,ENTRETENIMENTO,105,esportes,143,Estância,2,Itabaianinha,66,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,105,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,595,política,595,RÔMULO DALTRO,4,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,959,Simão Dias,5,Tobias Barreto,751,
ltr
item
Portal Sergipano: ADEMA APONTA QUE DOIS MATADOUROS EM SERGIPE PODEM SER REABERTOS
ADEMA APONTA QUE DOIS MATADOUROS EM SERGIPE PODEM SER REABERTOS
https://1.bp.blogspot.com/-jWqbWVUEmcI/XTuJOVv6FMI/AAAAAAAAMi0/UesaiNxWq0QfhH0cWm_lyp9e8ffYMKRYwCLcBGAs/s1600/71120188445910560_cetec.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-jWqbWVUEmcI/XTuJOVv6FMI/AAAAAAAAMi0/UesaiNxWq0QfhH0cWm_lyp9e8ffYMKRYwCLcBGAs/s72-c/71120188445910560_cetec.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/07/adema-aponta-que-dois-matadouros-em.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/07/adema-aponta-que-dois-matadouros-em.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar