Segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, houve um crescimento de 30,7% no número de homicídios de mulheres em todo país. Entre os estados, Sergipe ocupa a 3ª colocação, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte e Ceará. Outro agravante é que, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5°país do mundo onde ocorre maior número de feminicídios.
 Para a deputada estadual Diná Almeida (PODE) esse é um dado preocupante e revela que há muito para ser feito com o objetivo de reverter essa lamentável realidade. “Há uma necessidade nacional e estadual da implantação de ações com o objeto claro de combater esse crescimento. Em outros estados, algumas medidas já foram tomadas, a exemplo do monitoramento eletrônico (tornozeleiras) para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e a disponibilização do “botão de pânico” para as vítimas”.
 De acordo com a parlamentar, há ações e programas previstos pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres que precisam de mais apoio para que sejam expandidas para outros estados. Dentre as iniciativas, está a expansão do projeto “Casa da Mulher Brasileira”.
 “Atualmente, são sete casas em todo o Brasil, mas apenas cinco estão em funcionamento. Está em fase de estudo a implantação do projeto em outras sete cidades, mas nenhuma do Nordeste. Vamos buscar ver os meios necessários para trazer uma Casa para Sergipe, que apresenta esse alto índice de violência contra a mulher”, frisou Diná Almeida.

ASCOM / Deputada Estadual Diná Almeida

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano