NO MPE, DEPUTADO ZEZINHO SOBRAL ACOMPANHA DESDOBRAMENTOS DAS READEQUAÇÕES DOS FRIGORÍFICOS SERGIPANOS

27/07/2019
 A reestruturação e possibilidades de reabertura dos frigoríficos e abatedouros de Sergipe foram pautadas em audiência no Ministério Público Estadual (MPE), nesta sexta-feira, 26. O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou da reunião presidida pela coordenadora geral do MPE, Ana Cristina Brandi, com a presença do promotor do Ministério Público Federal, Ramiro Rockembach, o promotor do Meio Ambiente, Iuri Marcel Borges, a promotora de justiça Cláudia Calmon, representantes de Lagarto, Itabaiana, marchantes e técnicos da Adema e Emdagro.
 Durante a audiência, o MPE reforçou a importância das novas formatações para abertura dos frigoríficos em Sergipe como local, presença de câmaras, higiene, descarte, linha de produção e outros requisitos. O foco é estabelecer parâmetros mínimos para que todos reabram nas mesmas condições e exigências, padronizando o serviço.
 “O processo inicia por Lagarto e Itabaiana porque foram os municípios que procuraram o MPE para mostrar os avanços que já estão sendo feitos. Ficou agendada uma visita aos frigoríficos desses municípios no dia 31, às 8 horas. Reforço meu comprometimento com a problemática e estou aberto para me somar aos esforços do MPE e de todos os sergipanos que vivem do abate bovino e da comercialização”, afirmou Zezinho Sobral.
 De acordo com a coordenadora geral Ana Cristina Brandi, a ideia do órgão ministerial é dar um prazo de três anos para que se cumpram cronogramas físicos e financeiros de todos os estabelecimentos, viabilizando uma readequação permanente. “O abate é feito através de um conjunto de parâmetros que devem ser constantes. É preciso uniformizar essas questões para todo o estado, fazendo com que os locais atendam aos requisitos mínimos de licença ambiental, estruturação e saúde. Em três anos, a meta é chegar a 100% dos estabelecimentos. Não chamamos mais de matadouros, agora são nomeados de frigoríficos”, justificou.
 Para o deputado Zezinho Sobral, é preciso o quanto antes solucionar a questão dos feirantes, marchantes e fateiras de Sergipe. “Na nova formatação para abertura dos frigoríficos em Sergipe, está a gestão que poderá ser feita através da concessão ou de Parceria Público Privada (PPP), a depender de como será feita configuração dos editais. Isso ficou ajustado pelo MPE e desejo que esse processo acelere. O Ministério da Agricultura encaminhou um técnico, a pedido do MPF, para auxiliar no acompanhamento técnico da definição dos editais, que estão sendo discutidos de forma técnica com a participação do Ministério Público e com a agência reguladora dos municípios”, sinalizou.
 Sobre a visita do MPE aos frigoríficos de Itabaiana e Lagarto na próxima semana, o deputado Zezinho Sobral ressalta que a Assembleia Legislativa estará presente para somar e acompanhar. “O objetivo é que os frigoríficos tenham condições de voltar a operar, obedecendo às exigências. A situação dos marchantes, fateiras e feirantes é uma questão social. O abate bovino e a comercialização nas feiras livres são os mais antigos arranjos produtivos que existem no mundo. A solução será encontrada e os marchantes e as fateiras voltarão a ter suas atividades normalizadas, oferecendo produtos de qualidade para a população”, ressaltou o deputado Zezinho Sobral.
Ascom Deputado Zezinho Sobral
ascomzezinhosobral@gmail.com

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,63,Brasil,474,Brasília,10,cidades,585,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1160,economia,9,ENTRETENIMENTO,105,esportes,143,Estância,2,Itabaianinha,66,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,105,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,595,política,595,RÔMULO DALTRO,4,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,959,Simão Dias,5,Tobias Barreto,751,
ltr
item
Portal Sergipano: NO MPE, DEPUTADO ZEZINHO SOBRAL ACOMPANHA DESDOBRAMENTOS DAS READEQUAÇÕES DOS FRIGORÍFICOS SERGIPANOS
NO MPE, DEPUTADO ZEZINHO SOBRAL ACOMPANHA DESDOBRAMENTOS DAS READEQUAÇÕES DOS FRIGORÍFICOS SERGIPANOS
https://1.bp.blogspot.com/-I2_q6-W5_0o/XUIIB3LzjGI/AAAAAAAAMpI/Y97ZcgXtJwQY8ZwcYBR-dPF2WDv3x9xqwCLcBGAs/s1600/1.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-I2_q6-W5_0o/XUIIB3LzjGI/AAAAAAAAMpI/Y97ZcgXtJwQY8ZwcYBR-dPF2WDv3x9xqwCLcBGAs/s72-c/1.jpeg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/07/no-mpe-deputado-zezinho-sobral.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/07/no-mpe-deputado-zezinho-sobral.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar