A mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe, a Medalha do Mérito Parlamentar foi entregue na tarde desta sexta-feira, 4, ao general do Exército Brasileiro e vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB). Indicado pelo deputado Capitão Samuel Barreto (PSC), o homenageado cumpriu agenda e já retornou à Brasília. No discurso de agradecimento, em Sessão Especial no plenário da Alese, o general disse que o Governo Federal não se furtará a ajudar o estado de Sergipe.
 “Essa medalha tem um significado muito grande pra mim; a minha passagem por esse estado foi muito remota no tempo que servi em Pernambuco na década de 70 e de lá pra cá não tive oportunidades de passar por aqui. Sergipe tem uma história gloriosa dentro da formação da nacionalidade brasileira, hoje fui à São Cristóvão e ali a gente respira história”, afirmou o vice-presidente da República acrescentando que Sergipe é grande na capacidade de sua gente e na quantidade de sergipanos ilustres.
 O general Hamilton Mourão disse não ter a menor dúvida de que o conjunto daqueles que representam a vontade do povo sergipano, irá construir um novo momento de desenvolvimento sustentável e de inserção nas grandes cadeias de valor agregado do mundo.
“O Governo Federal não irá se furtar em nenhum momento em auxiliar os nossos estados. Hoje tive a oportunidade de  ter uma conversa muito profícua com o governador Belivaldo Chagas; trocamos ideias e impressões seja da questão macro que envolve o país como um todo, da nossa situação econômica, das soluções para vencermos a crise fiscal e avançarmos em cima de uma agenda de produtividade, vendo o que podemos fazer aqui pelo estado”, garante.
BR-101
 O vice-presidente citou que o caso mais emblemático colocado para ele pelas autoridades sergipanas, é a questão do término das obras de da duplicação da BR-101. “Não é um trecho tão grande assim e essa questão de infraestrutura é fundamental para não só intensificar o turismo, mas como para facilitar o escoamento da produção e o custo para que aquilo que for produzido aqui chegue em outros lugares assim como o que vem de fora, chegue aqui”, entende.
Fundo Nordeste
 Sobre o acesso aos recursos do Fundo Nordeste, Hamilton Mourão disse que poderiam colocar uma legislação simples, como uma medida provisória que está em discussão no Governo Federal, que de 20% a 30% desses recursos possam ser emprestados aos estados.
“Com isso, os estados poderão ter condições de solucionar problemas de infraestrutura; não é recurso para contratar mais funcionários ou para fazer aumento salarial, mas para que a infraestrutura ou outras questões ligadas à produtividade, sejam atacadas. O governador pode contar com a minha participação e me cobrar”, enfatiza.
Gratidão
 Quanto à homenagem recebida na Assembleia Legislativa de Sergipe, ele afirmou:
“Podem ter certeza que ela me emociona muito e eu tenho certeza que a população de Sergipe será agora de 2 milhões e mais um habitante. Pra mim, foi o final de uma semana de trabalho extremamente gratificante porque vivi história, vi no menor estado da nossa federação, que tem gente que luta e trabalha para buscar o melhor”, comemora.
 Ao finalizar o discurso, o homenageado deixou uma mensagem de otimismo aos sergipanos: “Tive a oportunidade de transmitir a empresários e jornalistas, as devidas tarefas que o governo do presidente Bolsonaro vem buscando fazer para o nosso projeto de país seguir em frente.   Quero deixar a mensagem do otimismo e de que o Brasil é maior de todo e qualquer conjunto de problemas que estamos enfrentando, porque somos um povo que tem capacidade de superar dificuldades e se unir, colocando esse país para ser a mais próspera e mais vibrante democracia liberal do hemisfério Sul”.
Dedicação
 Sobre a concessão da honraria, o deputado Capitão Samuel enfatizou o tempo dedicado por Hamilton Mourão à nação brasileira.
 “São 46 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro e Sergipe também é Brasil; além disso, precisamos aproximar o nosso pequeno estado, que tanto precisa do poder federal. Nosso povo precisa de ajuda, precisa do Governo Federal”, reitera Capitão Samuel, que na ocasião parabenizou os soldados do 28º Batalhão de Caçadores, pelas ações realizadas em Sergipe, a exemplo da Operação carro-pipa e lembrou ações de Mourão, como a defesa de mudanças na legislação penal, principalmente no que se refere às medidas sócio-educativas e em relação ao combate às drogas, apresentando alguns assistidos do Batalhão da Restauração, administrado por ele, que estavam nas galerias.
 “Gostaríamos que o vice-presidente da República saísse daqui como um patrono do nosso estado pobre, que tanto precisa do Governo Federal. Precisamos sim do Governo Federal e espero que o senhor se dedique às nossas diversas lutas, a exemplo da conclusão das obras na BR-101 e da manutenção do escritório da Petrobras. Precisamos de um patrono em Sergipe e que seja o general Hamilton Mourão”, solicita capitão Samuel.
Boa vontade
 O presidente Luciano Bispo lembrou que não houve qualquer dificuldade do general em comparecer à Assembleia para receber a homenagem.
 “Pelo contrário, mostrou a maior boa vontade de vir à Sergipe e a Assembleia Legislativa lhe agradece de coração porque aqui é a casa do povo sergipano. Quero parabenizar pela palestra que o senhor deu na LIDE; uma aula de geopolítica e economia, mostrando ser um conhecedor dos problemas mundiais, nacionais e agora sergipanos. A nossa palavra é de gratidão, de carinho, respeito e dizer que a Assembleia está sempre às ordens”, afirma reiterando a solicitação para a conclusão das obras da BR-101 e solicitando a manutenção do escritório da Petrobras no estado, o que evitaria prejuízos para 1.200 famílias.
 Luciano Bispo entregou ao homenageado, um livro e uma medalha destacando a Constituição de Sergipe, além de um obra de arte do artista plástico sergipano, Tintiliano Fonseca.
Mesa
 Na Sessão Especial, a mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, o governador  Belivaldo Chagas, o deputado Capitão Samuel, o deputado Luciano Pimentel (PSB), o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório Ramo, o vice-almirante André Silva Lima, do 2º Distrito Naval, o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Eduardo D’Ávila e o presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe (LIDE), Vítor Rollemberg.
 No plenário, várias autoridades convidadas a exemplo do diretor-geral da Alese, Roberto Bispo, do secretário de governo, Carlos Felizola, o empresário Albano Franco, os reitores da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, o desembargador Artêmio Barreto, o vereador Cabo Didi, o procurador do Ministério Público, Eduardo D’Ávila, a superintendente da Polícia Rodoviária em Sergipe, Patrícia de Oliveira, o superintendente regional dos Correios em Sergipe, Israel Bispo dos Santos;
E os deputados Zezinho Sobral (PODE), Luciano Pimentel (PSB), Zezinho Guimarães (MDB), Janier Mota (PL), Garibalde Mendonça (MDB), Adailton Martins (PSD), Dr. Samuel (PPS); os deputados federais por Sergipe, Laércio Oliveira e Bôsco Costa.
Homenageado
 Antonio Hamilton Mourão nasceu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; é filho do general de divisão Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão; Ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar de Agulhas Negras; fez cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, também possui o curso de guerra na selva; Casou com Ana Elisabeth Rossell Mourão com quem tem dois filhos: Antônio e Renata. Ficou viúvo e atualmente é casado com Paula Mourão;
Deixou o serviço ativo em 28 de fevereiro de 2018, após 46 anos de atividades militares, sendo transferido para a reserva remunerada.
Condecorações
 Entre as homenagens recebidas pelo vice-presidente da República, estão a Ordem do Mérito Militar (Grau Grâ Cruz); Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze; Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze; Cruz Militar ao Mérito Desportivo – Venezuela; Ordem do Mérito Estrela de Carabobo – Venezuela; Medalha das Nações Unidas e a Medalha Marechal Osório – O Legendário.
A Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o engrandecimento do Estado de Sergipe e do Poder Legislativo ou Mérito Excepcional. Foi criada por Decreto Legislativo de nº 02/87, em 29 de junho de 1987.
Agenda
 O general Hamilton Mourão participou de uma palestra realizada pelo Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe (LIDE), sobre “Os 25 anos do Plano Real – Estabilidade Econômica Conquistada”, em um hotel da Orla de Atalaia. E, visitou o conjunto arquitetônico da cidade histórica de São Cristóvão, a 4ª mais antiga do país, acompanhado pelo presidente Luciano Bispo, o deputado Capitão Samuel, o governador Belivaldo Chagas, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe e o subsecretário geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque.

Fotos: Jadilson Simões/Rede Alese


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano