FÁBRICA DE CIMENTO DEVE GERAR MAIS DE 10 MIL EMPREGOS EM MARUIM-SE

  Com a participação de cerca de 400 pessoas, aconteceu na noite desta segunda-feira (21), no Clube Municipal João Gonçalves dos Santos, em Maruim/SE, audiência pública com objetivo de apresentar o projeto de instalação da fábrica de cimento e mina de calcário e argila no município de Maruim. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pelo projeto, estima gerar 2.500 empregos diretos e outros 10 mil durante a construção da fábrica. Na produção, a previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.
 Durante a explanação, o gerente ambiental da CSN, Alexandre Ferreira, explanou sobre a necessidade da mina para retirada de calcário e da argila, que são minerais utilizados na fabricação do cimento. A expectativa é que a fábrica tenha capacidade de produzir por ano cerca de 4 milhões de toneladas de matéria-prima. Além disso, o gerente explicou que esta execução mudará o cenário econômico local e estadual, pois outras empresas devem ser instaladas com objetivo de fornecer materiais, serviços e outras atividades diretas e indiretas a Companhia Siderúrgica Nacional.
 A CSN contratou uma empresa, que fez análise para identificar os impactos, que poderão ser causados na região. A empresa pretende realizar programas socioambientais; monitoramento da qualidade do ar, das águas e do solo; recuperação de áreas impactadas; auditorias ambientais; monitoramento de ruídos e compensação ambiental. O investimento de mais de R$ 1 bilhão de reais é a garantia de uma produção a seco, sem usar água, que favorece a diminuição do consumo de energia e combustíveis, muito importante para redução de poluição no ar.
 O prefeito de Maruim Jeferson Santana não escondeu sua alegria durante discurso na audiência pública. “Com muita alegria, externo votos de agradecimentos aos empresários e ao Governo de Sergipe, que não mediram esforços na viabilização de projeto em Maruim. A partir da instalação desta fábrica, será um divisor do antes e depois, um marco na história do município, que deve gerar empregos e transformar consideravelmente a vida de milhares de maruinenses e moradores de áreas adjacentes”, afirmou.
 O secretário de Indústria e Comércio do Município de Maruim, Jackson Andrade, também destacou, que o município vem buscando atrair outros investimentos, que somados devem melhorar a qualidade de vida da população. “Quando iniciamos os primeiros contatos com os representantes da CSN, tivemos a certeza que ali nascia um grande empreendimento por conta da seriedade e da credibilidade de uma empresa que tem experiência no mercado e tem o respeito dos investidores. Também ressalto o apoio incondicional do Governo do Estado neste projeto, que a partir do nosso portfólio cadastrado na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), sugeriu investimentos para o nosso município, destacou o secretário municipal.
 A fábrica de Maruim será a primeira da CSN no Nordeste e a terceira em todo o país. De acordo com representantes da empresa, a unidade de Maruim deve ser construídas nos moldes da unidade instalada em Arcos/MG.
 A audiência reuniu autoridades, empresários e representantes das comunidades envolvidas no projeto. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Pereira de Carvalho, representou o governador do Estado, Belivaldo Chagas. Também participaram da audiência o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias; o coordenador de Meio Ambiente da Petrobras, Paulo Alceu; o supervisor de Engenharia e Planejamento da Energisa, André Silva Rosário; a analista de Planejamento da Energisa, Criscia Barbosa; o gerente geral de Projetos da CSN, Sérgio Longo; o gerente de Projetos da CSN, LuizAlpes Barreto; os vereadores de Maruim: Moisés Azevedo, Ermerson Porto, Clóvis Menezes, Júnior Santana e a presidente da Câmara, Maria Angélica de Jesus. A vereadora Arlinda Vieira justificou a ausência com atestado médico. Os secretários municipais Professor Souza (Educação), Pedro Henrique Coutinho (Administração), Gilton Rezende (Cultura e Turismo), José Wilson Santana (Articulação Política), Mário Sérgio (Esporte e Lazer) e o chefe da Guarda Municipal, Valfrides Viana também compareceram à audiência pública, que contou ainda com a participação do ex-prefeito Murilo Mota de Oliveira; Stênio Maynart e Júnior da Ipanema.

Por Keizer Santos
Jornalista DRT 2099/SE
Prefeitura de Maruim




COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,450,Brasília,10,cidades,571,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1124,economia,9,ENTRETENIMENTO,73,esportes,136,Estância,2,Itabaianinha,62,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,64,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,572,política,587,RÔMULO DALTRO,1,São Cristóvão,5,São Domingos,1,Sergipe,936,Simão Dias,5,Tobias Barreto,737,
ltr
item
Portal Sergipano: FÁBRICA DE CIMENTO DEVE GERAR MAIS DE 10 MIL EMPREGOS EM MARUIM-SE
FÁBRICA DE CIMENTO DEVE GERAR MAIS DE 10 MIL EMPREGOS EM MARUIM-SE
https://1.bp.blogspot.com/-K7n0Y-jrPkw/Xa-v55tlmJI/AAAAAAAAOcs/-aifv0xfNL8tl4PswFzNnmkNmVI52XDDwCLcBGAsYHQ/s320/audi%25C3%25AAncia%2B%25281%2529%2B%25281%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-K7n0Y-jrPkw/Xa-v55tlmJI/AAAAAAAAOcs/-aifv0xfNL8tl4PswFzNnmkNmVI52XDDwCLcBGAsYHQ/s72-c/audi%25C3%25AAncia%2B%25281%2529%2B%25281%2529.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/10/fabrica-de-comento-deve-gerar-mais-de.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/10/fabrica-de-comento-deve-gerar-mais-de.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar