NAVIO FANTASMA PODE TER CAUSADO MANCHAS DE ÓLEO QUE CONTAMINARAM PRAIAS DO NORDESTE

 Como o petróleo venezuelano foi parar no mar? Teria vindo de um naufrágio? Vazado de um navio? Uma embarcação fantasma, sem localizador, seria a responsável pelo desastre que atingiu a costa nordestina? São hipóteses que a Marinha e cientistas brasileiros estão investigando para decifrar esse enigma.
 Após 42 dias, a área atingida pelas manchas de petróleo continua aumentando. O que já sabemos sobre o que provoca esse desastre ambiental? Sabemos a origem.
 Três testes confirmam que o petróleo vem da Venezuela. A identificação é precisa a nível molecular. Basta uma microgota. O equipamento separa e mede cada componente do óleo. O resultado é um gráfico, como se fosse o DNA do óleo. A Petrobras analisou 30 amostras e descobriu que o óleo cru foi misturado com produto refinado.
 Mas onde esse petróleo vazou no mar? Um pesquisador do Inpe criou um modelo matemático que leva em consideração o ritmo de aparecimento das manchas no litoral e o comportamento das correntes marinhas dia a dia, e chegou a um ponto a 400 quilômetros da costa, entre o Recife e Maceió, bem no cruzamento de duas rotas marítimas importantes.
 A Marinha agora concentra as investigações na área que avança 800 quilômetros pelo mar. A Marinha pode acompanhar todos os navios - sabendo rota, carga e velocidade - em tempo real.
Em um mês, do início de setembro a início de outubro, 1060 navios tanque, carregando petróleo ou derivados, passaram pela área; 30 estão sendo investigados.
 Uma hipótese é: um naufrágio. Mas poderia um navio afundar sem nunca pedir socorro ou ter seu desaparecimento reportado? A hipótese de um naufrágio antigo ter começado a vazar é ainda mais remota. Mas também é investigada.
 Mas e se o naufrágio fosse de um navio fantasma? Um navio que não está registrado, não usa ou desliga o sinalizador e, portanto, está fora dos sistemas de monitoramento. Essa hipótese surge por questões políticas: o embargo americano ao petróleo da Venezuela. Um navio fantasma poderia ter vazado o óleo e seguido viagem.
 Outra hipótese, que pode envolver ou não um navio fantasma: uma transferência de carga em alto mar, que deu errado.
 Na investigação, a Marinha procura navios que tiveram comportamento suspeito como ligar e desligar localizadores ou buscaram reparo de emergência ao redor do mundo, e analisa imagens de satélite em colaboração com o governo americano.
 Mas ainda podem se passar muitos dias, e a mancha continuar descendo a costa, antes de termos as respostas.

COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,63,Brasil,474,Brasília,10,cidades,585,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1160,economia,9,ENTRETENIMENTO,105,esportes,143,Estância,2,Itabaianinha,66,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,105,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,595,política,595,RÔMULO DALTRO,4,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,959,Simão Dias,5,Tobias Barreto,751,
ltr
item
Portal Sergipano: NAVIO FANTASMA PODE TER CAUSADO MANCHAS DE ÓLEO QUE CONTAMINARAM PRAIAS DO NORDESTE
NAVIO FANTASMA PODE TER CAUSADO MANCHAS DE ÓLEO QUE CONTAMINARAM PRAIAS DO NORDESTE
https://1.bp.blogspot.com/-flEKU_spDpA/XaUCIdUvlpI/AAAAAAAAON4/FnnkaDXuGGczNctys0nqR1Lte2XieIY-gCLcBGAsYHQ/s320/capture-20191014-201639.png
https://1.bp.blogspot.com/-flEKU_spDpA/XaUCIdUvlpI/AAAAAAAAON4/FnnkaDXuGGczNctys0nqR1Lte2XieIY-gCLcBGAsYHQ/s72-c/capture-20191014-201639.png
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/10/navio-fantasma-pode-ter-causado-manchas.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/10/navio-fantasma-pode-ter-causado-manchas.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar