O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado às 17h42 desta sexta-feira da prisão na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. A soltura foi autorizada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. Ele estava detido desde o dia 7 de abril de 2018.
 Vocês não têm a dimensão, o significado, de eu estar aqui junto com vocês. A vida inteira, tive conversando com o povo brasileiro, eu não pensei que no dia de hoje, eu poderia estar aqui, conversando com vocês, que durante 581 dias, gritaram aqui "bom dia Lula", "boa tarde Lula", "boa noite Lula", não importa se estivesse chovendo, não importa se tivesse 40 graus. Vocês são o alimento da democracia que eu precisava — afirmou o ex-presidente na saída da prisão.
 Lula saiu da prisão ao lado de Fernando Haddad, que foi candidato à presidência pelo PT, da namorada, Rosângela (conhecida como Janja), da filha Lurian e de outros apoiadores.
O pedido foi protocolado pela defesa na manhã desta sexta-feira (8). Na quinta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 votos a 5, derrubou a execução antecipada da pena após condenações em segunda instância. Por ocorrer devido a uma decisão do Supremo, o juiz de primeira instância não tem competência para rejeitar o pedido.
 Lula foi condenado pelo ex-juiz e hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. As condenações foram confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reduziu a pena de Lula para oito anos e 10 meses. Enquanto isso, tramita no STF um pedido da defesa para anular a condenação, alegando suspeição de Moro.
 O ex-presidente está rumando para São Paulo. Um evento está marcado para São Bernardo do Campo às 12h de sábado.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano