Na manhã desta sexta-feira, 22, teve início o projeto de defesa pessoal voltado para atividade policial baseado na arte marcial aikido. O evento aconteceu no Centro Cultural Georges Stobbaerts Dojo Aracaju, situado no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul da capital.
 O curso tem como objetivo ensinar técnicas de defesa pessoal aos policiais militares, buscando melhorias nas ações cotidianas por meio do controle emocional, a fim de preservar a integridade física dos policiais e da sociedade.
 Os militares da Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) fizeram parte dessa primeira turma do projeto. O cabo Torres, idealizador do projeto e também integrante da unidade, percebeu a necessidade do uso da arte marcial após comprovar sua eficácia em algumas situações de risco nos trabalhos realizados durante patrulhamento nas ruas.
 “A minha vivência no aikido trouxe uma enorme facilidade diante das ocorrências do dia a dia, foi quando percebi que isso seria muito útil à atividade policial com as devidas adaptações de algumas técnicas. Foi quando comecei a repassar a arte para alguns policiais que tiveram a mesma concepção em relação aos benefícios da arte para resolução das demandas nas ruas”, disse o cabo, atualmente faixa preta 1º Dan.
 Para o presidente do Centro Cultural Georges Stobbaerts, Luciano José Costa Larré, é notória a importância da filosofia do aikido no âmbito profissional da Polícia Militar, pois além dos ensinamentos sobre defesa pessoal, a arte transmite conhecimentos de controle emocional diante de ocorrências adversas.
 “É muito importante para nós essa parceria com a PMSE, sabemos da grande responsabilidade de cada militar em defesa da sociedade. Ficamos lisonjeados em poder levar aos policiais o nosso conhecimento na arte, lembro que começamos os ensinamentos através de minicursos, e pela primeira vez faremos algo oficial através da Força da Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Esse primeiro passo será fundamental para que possamos mensurar e estruturar cada vez mais as técnicas adaptadas ao uso policial. É importante ressaltar que também trabalharemos o aspecto emocional dos militares em ocorrências conflituosas, cremos que isso pode ser um fator decisivo para uma boa resolução de certas situações que podem gerar riscos, tanto para o policial quanto para o cidadão”, relatou o mestre 4º Dan, Luciano Larré.
 O subcomandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Stênio, principal incentivador do projeto, vê a união entre o aikido e a atividade policial como algo extremamente benéfico.
 “Hoje é um dia importante, pois conseguimos de fato sistematizar esse trabalho. Percebemos que os policiais estão abraçando a causa, e vemos isso com muito entusiasmo, sendo assim, temos certeza que no futuro os militares participantes desse projeto estarão bem preparados para enfrentar as diversas situações de conflitos existente nas ruas”, comentou o tenente-coronel.
Participaram da aula inaugural:
 O Adjunto da 6ª Seção do Estado Maior Geral, tenente-coronel Alcântara; o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Hilário; o comandante da Força Tática do 1º BPM, capitão Ferreira; e o vice-presidente do Centro Cultural Georges Stobbaerts, Márcio Cardoso de Barros.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano