SINDICATOS DOS RADIALISTAS E JORNALISTAS DEBATERÃO NA ALESE MP QUE ACABA COM REGISTRO PROFISSIONAL

 Representantes dos Sindicatos dos Jornalistas, Radialistas, Publicitários e Secretários, profissões historicamente regulamentadas por leis federais, se reuniram na manhã desta terça-feira (19), no Sindicato dos Radialistas de Sergipe, para debater e definir medidas a serem tomadas para barrar os artigos da Medida Provisória (MP) 905/2019, que desobriga o registro profissional para o exercício dessas e de outras profissões.
 Considerada um retrocesso e um ataque às profissões regulamentadas, os sindicatos farão no dia 29 deste mês, às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um debate sobre a medida do governo Bolsonaro.
 A ideia dos organizadores é reunir profissionais da comunicação, estudantes, professores e demais categorias prejudicadas com a MP do governo, além de deputados estaduais, deputados federais e senadores, e construir um Fórum em Defasa das Profissões Regulamentadas, a fim de buscar o compromisso público, principalmente dos parlamentares, contra a aprovação da Medida Provisória que já está em vigor.
 Para o tesoureiro do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, a medida do governo visa precarizar a comunicação e acabar com as profissões que desempenham um relevante serviço à sociedade.
 “Uma medida absurda que prejudica nossa profissão, pois além de permitir que qualquer um seja radialista sem nenhuma qualificação profissional, dificulta a fiscalização. Já que não será necessário o registro como vamos identificar quem não tem formação na área do Radialismo? Não bastasse o governo Temer ter rebaixado nossa regulamentação com o fim de dezenas de funções, ainda aparece Bolsonaro com mais um ataque. Vamos resistir”, diz Cabral.
 De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE), Edmilson Brito, a Medida Provisória não ataca apenas os jornalistas, mas também o produto da atividade jornalística: a notícia.
 “Infelizmente, o governo de Jair Bolsonaro constrói uma narrativa, desde sua posse na Presidência da República, para deslegitimar a atuação dos jornalistas no exercício profissional. Agora, utiliza essa MP para, mais uma vez, atacar a profissão, os jornalistas e o produto da atividade jornalística: as notícias. Um retrocesso e um brutal ataque à democracia e a liberdade de imprensa que não aceitaremos”, observa Brito.
 A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Rádio e Televisão (FITERT) condenaram a Medida Provisória e já articulam audiência com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
 Em conversa com a presidente da FENAJ, Maria José Braga, o ex-deputado federal Aldo Rebelo, que é jornalista profissional, informou que o deputado federal Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbre criticaram o ataque às profissões regulamentadas e afirmaram que o fim dos registros profissionais não passará no Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por exemplo, considerou a proposta inaceitável.
 Em Sergipe, os senadores consultados pelo SINDIJOR, Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, criticaram a MP e garantiram mobilizar os demais senadores para derrubar os artigos prejudiciais aos jornalistas e radialistas, bem como aos demais profissionais.
 Além de Edmilson Brito (presidente do SINDIJOR) e Fernando Cabral (secretário geral do STERTS), também participaram da reunião o diretor de comunicação e imprensa do SINDIJOR, Paulo Sousa, que também é diretor Institucional da FENAJ, e o vice-presidente do STERTS, Alex Carvalho. A presidente do Sindicato dos Secretários e Secretárias de Sergipe, Maria da Conceição Travares Santos, também prestigiou a reunião.

Fonte e foto assessoria



COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,63,Brasil,477,Brasília,10,cidades,585,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1165,economia,9,ENTRETENIMENTO,109,esportes,143,Estância,2,Itabaianinha,66,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,109,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,7,polícia,595,política,595,RÔMULO DALTRO,4,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,960,Simão Dias,5,Tobias Barreto,755,
ltr
item
Portal Sergipano: SINDICATOS DOS RADIALISTAS E JORNALISTAS DEBATERÃO NA ALESE MP QUE ACABA COM REGISTRO PROFISSIONAL
SINDICATOS DOS RADIALISTAS E JORNALISTAS DEBATERÃO NA ALESE MP QUE ACABA COM REGISTRO PROFISSIONAL
https://1.bp.blogspot.com/-jKcwUApO7eI/XdUEeIRnnxI/AAAAAAAAPG0/t8BELlZRTXEZZYbZiHQpoBB_4H0JrCgywCLcBGAsYHQ/s320/WhatsApp-Image-2019-11-19-at-19.35.53.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-jKcwUApO7eI/XdUEeIRnnxI/AAAAAAAAPG0/t8BELlZRTXEZZYbZiHQpoBB_4H0JrCgywCLcBGAsYHQ/s72-c/WhatsApp-Image-2019-11-19-at-19.35.53.jpeg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/11/sindicatos-dos-radialistas-e.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/11/sindicatos-dos-radialistas-e.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar