STF DERRUBA PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA, LULA DEVERÁ GANHAR A LIBERDADE


 O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (7), às 14h, o julgamento sobre a constitucionalidade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após segunda instância. A expectativa é de que o julgamento seja finalizado hoje, quando ocorre a quinta sessão da Corte para discutir a questão. Até o momento, o placar do julgamento está 5 votos a 5 a favor da medida. A decisão poderá colcoar em liberdade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é mantido como preso político há mais de 600 dias. 
 O ministro Dias Toffoli, presidente do STF, está proferindo no momento o voto de Minerva. Até o momento, Toffoli já indicou a importância do trânsito em julgado para realização de prisões. Ele fala de números gerais e diz: A maior impunidade está na investigação 20% dos casos. "A maior vítima é a periferia é o pobre. "Talvez seja por que alguns não gostam de pobres"
 Sobre o artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP), que diz que "ninguém poderá ser preso senão (...) em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado", Toffoli disse: "Eu não entendo que a norma necessite alguma interpretação conforme. A leitura dela cabe no texto da cosntituição."
 “Se há o combate à impunidade é em razão desse STF, do parlamento que criou a lei e de quem a sancionou. Essa é uma política de Estado, não de heróis ou candidatos a heróis. Até porque as pessoas passam, as instituições ficam”, disse o ministro. 
 No dia 17 de outubro, a Corte começou a julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados, pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.
 O entendimento atual do Supremo permite a prisão após condenação em segunda instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a instâncias superiores. No entanto, a OAB e os partidos sustentam que o entendimento é inconstitucional e uma sentença criminal somente pode ser executada após o fim de todos os recursos possíveis, fato que ocorre no STF e não na segunda instância da Justiça, nos tribunais estaduais e federais. Dessa forma, uma pessoa condenada só vai cumprir a pena após decisão definitiva do STF.
 A questão foi discutida recentemente pelo Supremo ao menos quatro vezes. Em 2016, quando houve decisões temporárias nas ações que estão sendo julgadas, por 6 votos a 5, a prisão em segunda instância foi autorizada. De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada após o Supremo julgar os últimos recursos.
 Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o julgamento terá impacto na situação de 4,8 mil presos com base na decisão do STF que autorizou a prisão em segunda instância. Os principais condenados na Operação Lava Jato podem ser beneficiados, entre eles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do triplex do Guarujá (SP), além do ex-ministro José Dirceu e ex-executivos de empreiteiras.


COMENTÁRIOS


Nome

'Usina termoelétrica',1,1 Sergipe,1,Alese,2,Aracaju,62,Brasil,456,Brasília,10,cidades,575,CONCURSO,3,Cristinápolis,3,cultura,8,destaques,1134,economia,9,ENTRETENIMENTO,80,esportes,137,Estância,2,Itabaianinha,64,Mundo,227,Nossa Senhora de Lourdes,3,NOTÍCIAS,78,Overland Amaral,3,POÇO VERDE,6,polícia,578,política,589,RÔMULO DALTRO,1,São Cristóvão,6,São Domingos,1,Sergipe,944,Simão Dias,5,Tobias Barreto,739,
ltr
item
Portal Sergipano: STF DERRUBA PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA, LULA DEVERÁ GANHAR A LIBERDADE
STF DERRUBA PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA, LULA DEVERÁ GANHAR A LIBERDADE
https://1.bp.blogspot.com/-Au6Px2VDqJo/XcS-NryG1fI/AAAAAAAAO3U/6wvfMUnizW8ek4l11WesfKrQMOy3Xqo9wCLcBGAsYHQ/s320/LULA-FORTE.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Au6Px2VDqJo/XcS-NryG1fI/AAAAAAAAO3U/6wvfMUnizW8ek4l11WesfKrQMOy3Xqo9wCLcBGAsYHQ/s72-c/LULA-FORTE.jpg
Portal Sergipano
http://www.portalsergipano.com/2019/11/stf-derruba-prisao-em-2-instancia-lula.html
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/
http://www.portalsergipano.com/2019/11/stf-derruba-prisao-em-2-instancia-lula.html
true
2851965897997374570
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar