Excesso de velocidade, embriaguez ao volante e uso de celular figuram entre as principais causas de acidentes de trânsito em Sergipe, o que pode ser resumido em apenas uma palavra: imprudência. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) até a sexta-feira (13) foram registradas 202 mortes em acidentes de trânsito no estado. O F5 News atualizou esse número para hoje (18) chegando a 209 óbitos, sendo 183 em rodovias do interior  e 26 na capital.
 Os casos mais recentes ocorreram nessa terça-feira (17), em Aracaju, quando um motociclista colidiu na traseira de um veículo de passeio que estava parado por falta de gasolina na Avenida Paulo VI, entre o Conjunto Augusto Franco e o Bairro Inácio Barbosa. Egnaldo Santos Bomfim, 47 anos, morreu na hora. E em Carira, onde outro acidente envolvendo colisão entre motocicleta e automóvel matou um condutor e garupa. 
  O levantamento feito pelo laboratório de toxicologia da SSP, com 202 condutores de veículos  que morreram no trânsito de Sergipe, aponta que 113 estavam sob efeito de álcool, ou seja, 56% das amostras analisadas pelos peritos do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) tinham ingerido dose de álcool suficiente para provocar um acidente.
  A maioria esmagadora dos casos aconteceu entre homens: 108 eventos, 93,5% das ocorrências. Apenas 6,5% eram mulheres.
  Das 202 ocorrências, 178 aconteceram em cidades do interior de Sergipe, o que revela outra situação bem nítida: a grande quantidade de mortes envolvendo motociclistas. Em Aracaju, a situação se repete, das 26 mortes registradas, 16 envolveram motociclistas.
Segundo a SSP, cerca de 60% dos casos recebidos no laboratório de toxicologia de Sergipe estão relacionados com os acidentes de trânsito. 
  A Companhia de Trânsito da Polícia Militar (CPTRan) alerta para o problema, que envolve a falta de procedimentos básicos entre os condutores de veículos, como a ausência de sinalização em situações em que carros quebram ou há falta de combustível, alta velocidade e não utilização do cinto de segurança. 
  O comandante da CPTran, capitão Aldevan Silveira, faz um alerta para as festas de final e começo de ano, época em que, geralmente, cresce o número de acidentes. Ele diz que cuidados básicos são necessários para evitar que  eles ocorram.
   “Com a proximidade das festas de fim de ano e das férias, é preciso mais atenção ainda para circular de forma segura, com os documentos em dia e com o veículo em ordem. Os erros mais comuns são excesso de velocidade, embriaguez ao volante e uso de celular”, afirmou. 
Apesar dos acidentes recentes, o capitão lembra que Aracaju está entre as seis capitais do país que atingiram a meta da Organização das Nações Unidas (ONU), na redução em 50% de acidentes com vítimas no trânsito. De acordo com o comandante, a meta atingida é fruto de um trabalho educativo que acontece todos os meses, em integração com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
 
Edição de texto: Monica Pinto

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano