Por volta das 19:20 desta terça-feira 10/12, vários pontos luminosos em movimento seguindo em fila, foram vistos no céu de Tobias Barreto, a cidade fica localizada na divisa entre Sergipe e Bahia. 
 O mesmo fenômeno foi captado na última sexta-feira 06, por duas estações da "Brazilian Meteor Observation Network" (Bramon), em Taquara (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, e em Monte Castelo (SC), a 358 quilômetros de distância de Florianópolis. A Bramon é um grupo que reúne 102 operadores e 159 estações em 20 estados monitorando meteoros. 
 Segundo o diretor da Bramon, Marcelo Zurita, os pontos luminosos são satélites, que foram lançados em novembro pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O projeto Starlink, com 12 mil satélites, promete oferecer internet gratuita ao redor do mundo. 
 Esses satélites só podem ser avistados na Terra em dois momentos do dia, segundo Zurita: no começo da noite e no final da madrugada, quando o Sol incide na fuselagem dos satélites e reflete aqui embaixo. "Tem que estar iluminado no céu e escuro na Terra", afirmou Zurita.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano