Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Foi a primeira vez em 43 anos que a agremiação levou o título de campeã do carnaval de SP.
 A escola levou o troféu com enredo sobre a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs.
 Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas. O G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta terça-feira (25) diretamente do Anhembi.
 No Anhembi, a escola contou com um carro alegórico que provocou polêmica, representando as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
 Em nota da escola, antes da apuração, a escola disse que a intenção foi uma “manifestação respeitosa” que “não pode ser confundida com qualquer tipo de insulto, difamação e principalmente desonrar uma triste lembrança do sofrimento de um povo irmão”.
 A presença do carro no desfile de sábado (22) causou polêmica nas redes sociais. Representantes da comunidade japonesa disseram que o carro suscitava lembranças ruins e tristes.
 Armando Guerra Júnior, o mestre Juca, que comanda a bateria da escola de samba, ficou tão emocionado com a vitória que disse que ia beijar a boca dos integrantes da agremiação.
 De acordo com o mestre Juca, que representa o presidente da escola, o diferencial que levou a escola à vitória foi a união da agremiação. “A união da comunidade. A gente veio do grupo de acesso em 2019, ficamos em sexto lugar no Grupo Especial e provamos que a gente era grande.”
 Em apuração emocionante, a escola deslanchou no penúltimo quesito e desbancou a Tatuapé, que liderava desde as primeiras notas.
Tati Minerato, musa da escola, comemorou o título direto do Rio de Janeiro. Ela deixou a Gaviões da Fiel no ano passado e estreou como musa da Águia este ano.
“Eu estou muito feliz e muito, muito emocionada! Acompanhei a apuração pela internet. Desde o momento em que eu estava na concentração eu senti a emoção e realmente os carros e as fantasias estavam ótimas, a comunidade estava bem entrosada. Lutamos muito pelo título. Quando terminou o desfile eu sabia que estaríamos entre as três no mínimo. Realmente foi um belíssimo desfile. O presidente e o carnavalesco Sydnei França fizeram um excelente trabalho. E eu fui pé quente hein!”
Trajetória no carnaval
 Em 2019, a Águia voltou à elite do carnaval paulistano e ficou em sexto lugar no Grupo Especial. O enredo foi um protesto contra a ganância e a corrupção.
Ranking de títulos no carnaval
 Rebaixada em 2019, a Vai-Vai é a maior campeã do carnaval de São Paulo, com 15 títulos conquistados. Em segundo, está a Nenê de Vila Matilde, com 11, seguida de Mocidade Alegre, com 10, e Camisa Verde e Branco, com 9. A Rosas de Ouro, que ficou em sétimo lugar na disputa em 2020, tem 7 títulos.
 Além da Águia, que nunca tinha ganhado antes deste ano, a Mancha Verde também tem apenas um título, conquistado no carnaval de 2019.
O desfile
 A escola mostrou os lados bom e ruim do uso da sabedoria – desde a invenção da roda até tragédias como a bomba atômica.
 O terceiro carro lembrou o bombardeio de Hiroshima, no final. 120 pessoas fizeram uma encenação sobre a devastação. Algumas delas eram parte da comunidade japonesa de SP.
 O carro sobre a bomba impressionou, mas o desfile terminou com tom otimista, imaginando um futuro sustentável com a tecnologia usada para o bem.
Tati Minerato estreou como musa na Águia depois de 20 anos de Gaviões da Fiel.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano