Trovões e relâmpagos ocorridos madrugada desta segunda-feira, 23, deixou alguns sergipanos assustados. Os fenômenos vieram acompanhados de fortes chuvas, que se estenderam no início da manhã em algumas regiões do estado. A meteorologia prevê que os trovões, relâmpagos e chuvas vão continuar ao longo da semana.
 “Nós estamos entrando na nossa estação chuvosa. Outono traz chuvas volumosas em nosso estado, com um cenário de instabilidade constante e dinâmica intensa na atmosfera, que acabam provocando grandes descargas elétricas. Até o início de maio, teremos essas chuvas, que são potencializadas de acordo com a temperatura” explica o meteorologista Overland Amaral.
 Embora seja um período de chuvas intensas, Overland frisa que as temperaturas não devem cair. A previsão é que todo o estado seja atingido pelas chuvas acompanhada de trovõSergipe deve receber ainda nesta mês as chamadas chuvas tropicalizadas. Conforme Overland, elas vêm se deslocando do norte em direção a região sul.
Possibilidade do fenômeno Cumulonimbus
 A chegada do outono e a dinâmica atmosférica do período podem provocar fenômenos como o Cumulonimbus, visto na última semana no interior da Bahia. Uma grande nuvem em formato de cogumelo, em tom alaranjado, provocou perplexidade em quem passava na região. De acordo com Overland, são grandes nuvens que se formam a um quilômetro acima do solo, e podem chegar até o topo da atmosfera. “São nuvens de formação quente, onde lá na ponta do cogumelo estão gotículas de água. As nuvens podem ter trovões e até formação de granizo” explica o meteorologista, acrescentando que o fenômeno pode acontecer em Sergipe.
Por Ícaro Novaes



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano