A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE) esteve, nesta quarta-feira, 29/04, no município de Tobias Barreto, para averiguar o Hospital São Vicente de Paulo. A situação encontrada na instituição de saúde demonstra as devidas adequações necessárias para assistência segura aos usuários, de acordo com a enfermeira fiscal do Conselho, Daniela Miranda.

 Durante a visita, nenhuma irregularidade foi encontrada. O que se verificou foi uma equipe de enfermagem capacitada quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com destaque para o uso das máscaras e para a paramentação e desparamentação. Além disso, os equipamentos estão sendo dispensados corretamente.

 Também ficou constatada a existência de fluxo de atendimento bem definido, assim como o plano de contingência. Além disso, verificou-se a existência de um container, específico para atendimento de pacientes suspeitos e/ou confirmados com coronavírus. A unidade externa conta com equipe específica treinada e quando o paciente apresenta maior gravidade, é encaminhado para área de Covid-19, separada dos demais setores.

 Para ter acesso a esta área exclusiva de casos relacionados ao coronarírus, é obedecido o fluxo estabelecido que não permite que estes pacientes entrem em contato com outros assistidos. Esta parte da unidade conta com uma área de estabilização, enfermaria, sala de observação, posto de enfermagem e estar de enfermagem.

 Vale ressaltar que os profissionais considerados como pertencentes ao grupo de alto risco foram afastados e testes rápidos estão disponíveis para profissionais que venham, por ventura, apresentar algum dos sintomas da Covid-19.

 Quem passou as informações técnicas para a equipe de fiscalização do Coren-SE foi a superintendente e representante geral do hospital, Ellen Caroline Oliveira Santos. Já as enfermeiras Maria Angélica Trindade e Maria Ivanildes da Silva, foram as responsáveis por acompanhar a equipe durante a visitação. Na ocasião, foram passadas algumas orientações.

 De acordo com o que foi constatado in loco, o Hospital São Vicente de Paulo foi considerado uma das instituições de saúde do interior do Estado com melhores adequações e medidas para o enfrentamento da Covid-19, garantindo desde álcool a 70% em gel, sabão e papel toalha, à itens de proteção fundamentais para segurança de profissionais e pacientes. O Coren-SE parabeniza a todos os gestores e equipe de enfermagem por alcançar resultado positivo, seguro e de qualidade.

Fonte: Ascom Coren-SE
Imagem: Portal Sergipano 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano