Estamos vivendo o desconhecido, as pessoas estão assustadas, muitas não sabem como será o futuro, tudo é imprevisível ainda. Outros países estão vivendo uma realidade cada dia mais alarmante, e nas últimas semanas, o Brasil entrou nas estatísticas da pandemia Coronavírus, que é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, com sintomas semelhantes ao de uma gripe comum.
 Os órgãos de saúde têm pedido para a população, ficarem em casa e tomarem cuidados necessários no combate ao Coronavírus. Em Santarém, os locais públicos, Shoppings Centers, Bares, Restaurantes e locais que são propícios a aglomerações de pessoas estão fechados para que todos se conscientizem sobre a gravidade da calamidade pública que estamos vivendo.
 Mas, existem muitas pessoas que ainda insistem em achar que é só uma gripezinha, ou que o isolamento social não é necessário. Por isso, nessa matéria iremos esclarecer para você o que é isolamento social, o que você pode fazer durante esse período e quais as consequências dessa medida para a saúde de todos.
Esse é o Momento de Pensar na Coletividade
 Empatia é a capacidade de se identificar com o outro, sabendo se colocar do ponto de vista de outra pessoa. A solidariedade, significa “caráter, condição ou estado solidário”, e agora, mais do que nunca, chegou a hora de demonstrar esses sentimentos para com o outro e consigo mesmo. Chegou o momento de fazer um esforço e permanecer em casa, pois com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) por todo o Brasil, é necessário adotar medidas para diminuir o ritmo de contágio da doença.
 Isso ocorre através do isolamento social, considerada um dos principais pontos que estão diminuindo o ritmo de novos casos registrados nos países mais afetados pelo coronavírus, e é uma medida essencial para barrar a propagação do vírus que é transmitida pela via aérea e pelo contato físico.
Mesmo em casa, alguns cuidados são necessários também
 O ideal é que cada pessoa não compartilhe seus objetos de uso particular, como toalhas, maquiagens roupas, etc. Se possível, deve-se separar também talheres, copos e pratos para que cada pessoa não corra o risco de se contaminar dentro da própria casa. E evitar beijos e abraços.
 Ao espirrar ou tossir proteja a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a parte interna do braço, na altura do cotovelo. O lenço, depois de usado uma vez, deve ser jogado fora. Os braços e as mãos devem ser lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel.
 O ideal é que as pessoas se cumprimentem sem se tocar. Tomar banho de piscina não é proibido, pois é uma atividade ao ar livre, desde que não haja aglomerações. Uma ou duas crianças na piscina não tem problema, mas se forem mais de cinco, é melhor evitar.
 Pequenas reuniões, de trabalho ou encontros com um casal de amigos, devem ser evitados. Assuntos urgentes devem ser conversados pela internet, via videoconferência, alguns aplicativos como: ezTalks, Google hangouts, ooVoo e zoom possibilitam essa interação de qualquer lugar, basta ter internet.
 O que pode ocorrer se as pessoas não respeitarem a ordem de Isolamento Social
 Muitas pessoas questionam a necessidade de ficarem em casa, por considerarem exagero dos governantes, mas caso não haja uma obediência na orientação do Ministério da Saúde de isolamento social vai acontecer um aumento no número de casos de Covid-19 e, com certeza, um agravamento do quadro clínico severo das pessoas mais vulneráveis e não será possível manter a barreira de transmissão do vírus.
 Em várias cidades de Sergipe as pessoas ainda não compreenderam a importância do isolamento nesse primeiro momento, a exemplo da cidade de Tobias Barreto que mesmo com o comércio fechado é grande oo fluxo de pessoas aglomeradas nas ruas.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano