Com o objetivo de fazer um mapeamento do novo Coronavírus no estado, nesta quinta-feira, 7, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) fará a testagem rápida da população nos municípios de Lagarto, Tobias Barreto. No sábado, a ação será realizada nos municípios de Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.
 De acordo com a UFS, o projeto de testagem rápida da população para a construção do mapa epidemiológico da doença no estado foi iniciado no último sábado, 02, em São Cristóvão. Lá, quase 400 pessoas, que se enquadraram nos critérios de amostragem, como faixa etária, sexo e sintomas gripais, realizaram o teste rápido.
 A UFS ainda destacou que a iniciativa percorrerá os municípios que concentram quase 90% dos casos confirmados da Covid-19 no estado, segundo dados do Ministério da Saúde. No caso da testagem a ser realizada em Lagarto, Simão Dias e Tobias Barreto, a Universidade informou que será das 06h às 11h, mas os locais onde serão aplicados os testes não foram informados.
 Para o projeto de testagem populacional foram destinados mais de R$ 1 milhão oriundos de sanções pecuniárias depositados em conta judicial, por decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, Luiz Manoel Andrade Menezes, que homologou o acordo firmado entre a UFS, Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE) para a realização de 7.500 testes.
 “A universidade viabilizou a aquisição de 3.000 kits de teste rápido em cassete 2019-nCoV IgG/IgM; 2.000 testes de Covid-19 antígeno por fluorescência direta com comodato de analisador f-200; e 2.500 testes Covid anticorpos igG e IgM fluorescência”, detalhou a UFS em nota.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano