Neste domingo (21), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. Vale lembrar que ela não é uma doença, e sim, uma alteração genética.  

 Também é importante ressaltar que é fundamental que toda criança com Síndrome de Down tenha acompanhamento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional, além do acompanhamento com pediatra e geneticista. No decorrer do tempo, algumas terapias são substituídas por outros profissionais, um exemplo é a troca do fisioterapeuta por práticas esportivas.

 A psicóloga Renata Bento, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, ressalta a importância do trabalho multiprofissional e deixa claro que não existe uma receita pronta a ser seguida. "O suporte oferecido às crianças com síndrome de Down deve levar em consideração as características individuais de cada uma. Deve ser de acordo com suas características pessoais, bem como seu perfil de potencialidades e dificuldades tanto cognitivas quanto emocionais. Uma equipe multiprofissional poderá ser de grande importância justamente porque terá condição de trabalhar com a criança de forma mais ampla" alerta. " É preciso ter um olhar diferenciado que possa contribuir no contorno das dificuldades e fazer desabrochar suas características singulares" finaliza. 

 Mas as crianças que têm Síndrome de Down podem fazer tudo? A resposta é sim, como aponta a produtora de moda da agência de modelos Max Fama, Carolina Souza. “Os médicos falam que a condição não impede as crianças de desenvolverem qualquer tipo de atividade, não à toa, nós temos modelos com Down”, lembra. “Acreditamos no potencial de cada uma delas”, finaliza. 

 E foi acreditando nesse potencial que a agência de modelos Max Fama fez esse lindo ensaio fotográfico com alguns deles. Confira! 

 

Ficha técnica 

Modelo: Agência de Modelos Max Fama (@maxfama_oficial ) 

Maquiador: Nicolas Borges (@_nixcula ) 

produtora de moda Carolina Souza (@cayhhsouza ) 

Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia (@jorgeluizgarcia_ ) 

Coordenadora de pautas: Antônia Biazzi (@antoniadebiazzi ) 

Gerente de marketing: Cláudia Siqueira @ccysiqueira ) 

Direção de arte: Wesley Alysson (@wesleyallisson ) 

Produção executiva: Paulo Henrique Albuquerque (@pauloybrasil ) 

Grupo Y Brasil 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Sergipano