Na rede pública de saúde do Estado de Sergipe, 54 pessoas estão à espera para serem transferidas para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, sendo que só tem disponíveis quatro leitos. A informação foi confirmada pelo boletim epidemiológico do coronavírus divulgado nesta segunda-feira, 24, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 “Meu irmão morreu à espera de uma UTI”, afirmou emocionada a irmã de Petrúcio Gomes da Silva, de 31 anos, que perdeu a batalha para Covid-19 na madrugada desta terça-feira, 25, no Hospital Nestor Piva, Zona Norte de Aracaju. 

 A irmã, que pediu para não ser identificada, relatou que ele estava internado no Nestor Piva desde o último sábado, mas precisou ser intubado nessa segunda-feira, 24. Segundo ela, o socorro não chegou a tempo, pelo fato do hospital não oferecer suporte de UTI e de não conseguir uma transferência. 

 Já os familiares do paciente Roberto Vagner, 42 anos, que atualmente está internado no Hospital Cirurgia, passaram também por uma situação de desespero no último fim de semana. 

 Roberto Vagner precisou de UTI no último sábado, quando estava internado no Hospital de Pequeno Porte (HPP) Des. Fernando Franco, Zona Sul de Aracaju. Nas redes sociais, familiares fizeram uma corrente de pedidos de ajuda e orações. Felizmente, após mais de 30h de espera, Roberto conseguiu uma vaga. O atual quadro clínico de saúde dele é estável. 

 Assim como o Petrúcio, mais cinco pessoas morreram por complicações da Covid-19 nessa segunda-feira, e 20 mortes que estavam em investigações foram confirmadas pelo boletim epidemiológico da SES.

LEITOS

 A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no setor público e privado em Sergipe é de 98,6%. No setor público, a porcetagem fica em torno de 98,2%. Conforme dados da pandemia de todo o país colhidos pela CNN Brasil, Sergipe é o segundo estado com maior taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul. 

 De acordo com a SES, a rede pública de Sergipe permanece com 221 leitos de UTI, sete leitos de crianças e 354 leitos de enfermaria. Todos exclusivos para Covid-19. 


FAN1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano