A sociedade sergipana já passa a contar com uma importante ferramenta para o combate à violência e maus-tratos contra animais. Na manhã desta terça-feira (1º), foi inaugurada oficialmente a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), localizada no bairro Orlando Dantas, zona Sul de Aracaju.

 A unidade policial, que já vinha atuando em investigações e desencadeando operações visando combater os crimes contra os animais, principalmente os domésticos, como cães e gatos, foi entregue pelo Governo do Estado, via Secretaria da Segurança Pública (SSP).

 De acordo com a delegada Georlize Teles, titular da Depama, a criação da delegacia atende o pleito da sociedade e acompanha as mudanças legislativas que aumentaram as penas para os autores de crimes contra os cães e os gatos. A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, prevê penas de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos bichos.

 “Os crimes relativos aos cães e gatos sofreram modificações legislativas e tiveram suas penas agravadas. Isso demonstra a importância do tema na sociedade. O Governo do Estado, por meio da SSP, sensível às demandas que vêm da sociedade, tanto em relação à proteção animal, quanto ao meio ambiente, criou uma delegacia que vai escutar e discutir com a sociedade as questões pertinentes à causa animal. Ganha a sociedade. Ganha o povo sergipano”, detalhou.

 O delegado-geral, Thiago Leandro, reforçou a importância da unidade policial na garantia dos direitos dos animais diante de temas importantes que vêm surgindo na sociedade atual relacionados ao meio ambiente. “A violência contra os animais da vizinhança e também a antiga polêmica da questão dos carroceiros. Então, aproveitando o mês de junho, no qual se comemora a questão da defesa do meio ambiente e dos animais, temos a inauguração dessa unidade para auxiliar a população nessa questão”, mencionou.

 A coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, reiterou a necessidade de atuação da Polícia Civil numa causa sensível na qual a sociedade está inserida, que é os direitos dos animais. “Essa delegacia vem se somar a esse anseio da população e da sociedade e dar uma maior atenção a esse tipo de criminalidade. É uma delegacia especializada, com uma equipe voltada para esse tipo de investigação. Temos um servidor veterinário lotado na unidade que vai ajudar na atuação da unidade. É o primeiro passo para a estruturação de uma unidade que venha atender todo o estado”, acrescentou.

 O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, reiterou a necessidade da criação da Depama e agradeceu o empenho do Governo do Estado nos investimentos feitos na segurança pública de Sergipe “É um exemplo que o governador Belivaldo Chagas dá ao país, criando essa delegacia especializada. Dessa forma, Sergipe tem lutado para ser um dos líderes no combate a esse crime tão bárbaro contra os nossos animais. Só temos a agradecer ao governador por mais esse presente. É Sergipe sendo sempre pioneiro”, assinalou.

 A solenidade de inauguração contou com a participação da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), uma das idealizadoras da delegacia. Defensora dos animais desde criança, Kitty Lima carrega consigo a bandeira da causa animal como uma missão de vida, acumulando um notório histórico de luta em defesa de toda forma de vida e pela preservação de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

 Para ela, a criação dessa delegacia é resultado do apelo de muitos anos que os protetores animais fazem às autoridades e que, infelizmente, nunca foi prioridade para as gestões, tornando-se, assim, uma conquista memorável.

 “Enquanto vereadora e deputada estadual eu vinha cobrando e articulando incansavelmente para tornar isso uma realidade, e hoje estou bastante emocionada ao ver um sonho se concretizar. Essa não é uma conquista apenas dos protetores que há muito tempo vínhamos lutando para que essa delegacia especializada fosse implementada aqui em Sergipe, uma referência para todo o país, mas sim de toda a população que não admite mais ver qualquer tipo de violência e maus-tratos contra os animais. Toda vida importa”, disse Kitty.

 AJN1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano