Uma gestante do município de Itapicuru, conhecida como Cleide, acabou falecendo na madrugada desta segunda-feira(12), após horas a espera de uma regulação do estado.
 Segundo informações, na manhã do domingo, ao dar entrada na Santa Casa de Misericórdia de Itapicuru, o médico plantonista, observando a gravidade do caso, solicitou a transferência para uma unidade de saúde que tivesse suporte adequado. Enquanto aguardava a transferência, via Central de Regulação do Estado, o estado de saúde da grávida foi se agravando. 
 Por volta das 20h:45min, o médico plantonista, aflito com a evolução do caso e a demora da regulação, solicitou que a mesma fosse transferida para a Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Rio Real, onde chegou às 21h:15min. A Unidade de Suporte Avançada do SAMU, responsável pelo encaminhamento para a unidade de saúde adequada, só foi chegar em Rio Real, às 04h:15min desta segunda. Ao colocar a paciente na ambulância, a mesma não resistiu e veio a óbito. 
O desespero tomou conta de familiares e equipe médica.
 Ainda de acordo com informações de um profissional de saúde, na Santa Casa não tinha o Sulfato de Magnésio, medicamento indispensável para a gestante naquela situação. O mesmo medicamento também está em falta no hospital Ribeiro Cruz. 
Regulação
 É um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos.
 A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. As unidades seguem protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, no qual classifica o paciente como Emergência (Vermelho), Muito Urgente (Laranja), Urgente (Amarelo), Pouco Urgente (Verde) e Não Urgente (Azul).

Itapicuru Notícias 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Servitec

Portal Sergipano